Notícias



Eleições 2020

Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Alvorada

Candidatos mostram seus projetos em quatro categorias: Saúde, Educação, Transporte e Obras Públicas

27/10/2020 - 05h00min

Atualizada em: 27/10/2020 - 17h39min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Está chegando a hora de o eleitor decidir quem, pelos próximos quatro anos, estará à frente da prefeitura de sua cidade. O Diário Gaúcho convidou os candidatos a prefeito de oito municípios da Região Metropolitana para exporem propostas de governo aos leitores. 

Hoje, é a vez de Alvorada, onde seis candidatos disputam a preferência dos eleitores. Foi solicitado que cada candidato enviasse qual seria o seu principal projeto, caso eleito, em quatro categorias: Educação, Saúde, Transporte e Obras Públicas, temas bastante presentes em reportagens do jornal. Avalie e guarde as propostas, para cobrá-las a partir de 1º de janeiro de 2021. O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 15 de novembro.

Appolo (MDB) - 15

Eduardo Porto / Divulgação
Appolo (MDB)

Coligação: Alvorada Não Pode Parar – MDB / PP / PL / PTB / Solidariedade

Vice: Valter Slayfer (MDB)

Educação
Ampliação da oferta de vagas, com o fortalecimento do acesso aos serviços da educação especial e inclusiva, e qualificação dos professores, proporcionando um bom ambiente escolar, com melhorias nas estruturas.

Saúde
Intensificação das ações de prevenção de doenças, com a promoção e qualificação da saúde pública, por meio da informatização total da saúde para agilizar e otimizar serviços de atenção básica.

Transporte
Reformulação do sistema de transporte público urbano, com linhas mais curtas, priorizando os horários de maior demanda, atendendo às necessidades dos usuários.

Obras Públicas
Ampliação da rede de saneamento básico e pavimentação pública nos bairros da cidade, por meio de investimentos no setor, apostando ainda na parceria comunidade/administração por meio do calçamento comunitário.

Douglas Martello (Democratas) - 25

Divulgação / Divulgação
Douglas Martello (Democratas)

Coligação: Alvorada Novo Rumo – Democratas / Republicanos /Avante

Vice: Irmã Sara (Republicanos)

Educação
Implementar o programa de alistamento civil com bolsas para 500 jovens por ano, com cursos de formação cidadã e qualificação profissional.

Saúde
Ampliar o horário de atendimento em unidades de pronto-atendimento de baixa complexidade, estendendo até as 24h (turno do trabalhador), a fim de atender as demandas decorrentes após o horário comercial e proporcionar à população atendimento clínico e pediátrico de emergência.

Transporte
Propor um novo modelo de concessão para o transporte coletivo, pensando em um formato que permita a inclusão de vans e micro-ônibus na frota para utilização fora dos horários de pico.

Obras Públicas
Investir na qualidade do asfalto, pavimentando mais de 30km de vias com asfalto armado, solução com durabilidade de até 20 anos e que irá permitir direcionar os atuais gastos com manutenção das vias principais para a infraestrutura da cidade.

Juliano Marinho (PSD) - 55

Divulgação / Divulgação
Juliano Marinho (PSD)

Coligação: Uma Nova História para Alvorada – PSD /PSL / PSB / PSDB

Vice: Aline Pinheiro (PSL)

Educação
Zerar a fila de espera na Educação Infantil. Garantir através de parcerias com ONGs e escolinhas privadas do município a universalização da oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos. Ampliando o acesso das crianças e permitindo que a família tenha um suporte do governo municipal. 

Saúde
Abertura da UPA 24 horas. Garantir parcerias para que o município financie a contrapartida exigida pelo Governo Federal para colocar a UPA em funcionamento, fazendo com que esse importante equipamento público funcione 24 horas, intensificando e agilizando os atendimentos. 

Transporte
Nova licitação e novo modelo para o transporte coletivo. Um novo modelo de transporte coletivo: mais barato, mais eficiente e mais rápido. Com a criação e a garantia de  passagens subsidiadas para as pessoas que mais precisam do transporte coletivo municipal.

Obras Públicas
Pavimentar 100km de ruas, com a economia da redução dos gastos com cargos de confiança. Com o corte de 30% de CCs o município economizará R$ 4 milhões ao ano que serão investidos em pavimentação e recapeamento asfáltico, além da criação de uma fábrica própria de PAVS para que a prefeitura amplie a oferta de calçamento comunitário.

Júnior Caminhoneiro (Psol) - 50

Divulgação / Divulgação
Júnior Caminhoneiro (Psol)

Coligação: Um Novo Horizonte É Possível – PSOL / PCB

Vice: Rafael Freitas (PCB)

Educação
Implantação gradual da formação integral e em turno integral, incluindo a abertura das escolas aos sábados com oficinas e lazer, bem como tornar todos os espaços públicos aptos a auxiliar no desenvolvimento formativo da criança e adolescente.

Saúde
Qualificar atendimento, ampliando a rede de serviços e estabelecendo teto de espera para consultas, exames, cirurgias etc, usando recursos públicos para pagar serviços na rede privada, se necessário.

Transporte
Criação de um Fórum Municipal de Transporte Coletivo composto por usuários, microempreendedores de transporte coletivo, motoristas de aplicativo, especialistas na área etc, buscando soluções democráticas e técnicas.

Obras Públicas
Criação do Departamento Municipal de Asfaltamento e Pavimentação, que vai reativar e qualificar a fábrica de artefatos de concreto e adquirir usina de asfalto ecológico.

Stela (PT) - 13

Divulgação / Divulgação
Stela (PT)

Coligação: Unidade Trabalhista e Popular – PT / PDT / PC do B

Vice: Tiano Caduri (PDT)

Educação
Garantir uma educação de qualidade, com valorização e qualificação permanente dos educadores, o que inclui a retomada da gestão democrática e a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. 

Saúde
Realização de concurso público na área da saúde para abertura de quatro Unidades Básicas de Saúde até as 22h, uma em cada quadrante da cidade. O concurso também visa agilizar o atendimento. 

Transporte
Criação de um Plano Municipal de Mobilidade, com o objetivo de construir ciclovias e a implantação de um novo sistema de transporte coletivo, remodelando linhas e buscando diminuir o valor da passagem.

Obras Públicas
Criação de programa municipal de pavimentação, manutenção e recuperação de vias com micro e macrodrenagens. Garantirá que mais vias sejam pavimentadas, além da prevenção das cheias.

Valmor Freitas (Cidadania) - 23

Divulgação / Divulgação
Valmor Freitas (Cidadania)

Sem coligação

Vice: Taison Neves (Cidadania)

Educação
Promover educação de qualidade, valorizando o potencial do educando e desenvolvendo sua autoestima, tornando-se uma instituição respeitada pela comunidade escolar por meio de seus projetos.

Saúde
Humanizar cada vez mais o atendimento à saúde do Alvoradense, garantindo o acesso da população aos serviços de qualidade, proporcionando atendimento em tempo adequado de suas necessidades, aprimorando a política de atenção básica e especializada e reestruturando as UBS.

Transporte
Fomentar junto à Metroplan o projeto da rodovia metropolitana, atendo-se a um minucioso diagnóstico da malha viária, modernizando o sistema de transporte, agregando trafegabilidade e acessibilidade.

Obras públicas
Implantar usina de tratamento de resíduos domiciliares e inertes, transformando estes em energia elétrica, combustíveis e insumos para pavimentação, reduzindo gastos com coleta, transbordo e transporte.






MAIS SOBRE

Últimas Notícias