Notícias



Eleições 2020

Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Cachoeirinha

Candidatos mostram seus projetos em quatro categorias: Saúde, Educação, Transporte e Obras Públicas

28/10/2020 - 05h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

Está chegando a hora de o eleitor decidir quem, pelos próximos quatro anos, estará à frente da prefeitura de sua cidade. O DG convidou todos os candidatos a prefeito de oito municípios da Região Metropolitana para exporem propostas de governo aos leitores. 

São elas: Alvorada, Gravataí, Sapucaia do Sul, Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão, Cachoeirinha e Esteio. Nesta quarta-feira (28), é a vez de Cachoeirinha, onde seis candidatos disputam a preferência dos eleitores. As eleições em Porto Alegre e Canoas serão tratadas em outras reportagens.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Foi solicitado que cada candidato enviasse o seu principal projeto, caso eleito, em quatro categorias: Educação, Saúde, Transporte e Obras Públicas. Confira as propostas.

Antonio Teixeira (Rede) - 18

Divulgação / Divulgação
Antonio Teixeira (Rede) - 18

Coligação: Amar Cachoeirinha, Sim! (Rede / Psol)
Vice: Ester Ramos (Psol)

Educação

Reformas estruturais gradativas nas escolas do município, qualificando os profissionais da área com cursos contínuos de formação e suprindo na rede de ensino o profissional de pedagogia.

Saúde

Teleagendamento e Informatização: idosos terão preferência para agendar consultas. A população passará a agendar suas consultas por telefone e online. Filas nos postos de saúde não existirão mais.

Transporte

Vamos acabar com o monopólio do Transporte Público de Cachoeirinha. Implantar um transporte que atenda a população em todos os bairros da cidade. Na nossa gestão, o valor da passagem será em torno de 50% do que é cobrado hoje.

Obras públicas

Construção de uma sede Administrativa Pública própria em parceria público privada (PPP), buscando assim a economia de gastos em aluguéis. Com isso sobrará recursos para recuperar as ruas, utilizando equipes do município em parceria com cooperativas.

Leia também
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Alvorada

Delegado João Paulo (PP) - 11

Pedro Stein / Divulgação
Delegado João Paulo (PP) - 11

Coligação: Cachoeirinha no Rumo Certo (PP / PRTB / PL)
Vice: Adriano Delazeri (PRTB)

Educação

Escola cívico-militar. Vai abranger as áreas didático-pedagógica, com atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino; educacional, fortalecendo valores humanos, éticos e morais; e administrativa, para aprimorar a infraestrutura e organização da escola.

Saúde

Gerenciamento de consultas por meio do aplicativo Mais Saúde, que irá tirar os cidadãos das filas de postos de saúde. Marcação de exames, será tudo pelo seu telefone, seja no APP ou ligação.

Transporte

Implementar um sistema integrado, que envolva vans e micro-ônibus, para mais disponibilidade de horários e menor tempo de percurso, além da segurança de não ficar por horas nas paradas.

Obras públicas

Contratos mais limpos. Se possível, realizaremos novas licitações, além de auditoria nos atuais contratos, para assim buscarmos mais eficiência nas empresas e redução do valor dos contratos.


Dr Rubinho (PSL) - 17

Divulgação / Divulgação
Dr Rubinho (PSL) - 17

Coligação: Unidos Por Cachoeirinha (PSL / PTB / Cidadania / Republicanos / DEM)
Vice: Jack Ritter (Cidadania)

Educação

Concluir obras inacabadas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), para assim aumentar o número de vagas.

Saúde

Criar Centro de Traumatologia na cidade, permitindo que tratamentos dessa natureza sejam diagnosticados e administrados dentro do município.

Transporte

Nova licitação para transporte coletivo municipal, com transparência e possibilidade de concorrência.

Obras Públicas

Reativar a usina de asfalto, para diminuir custos e aumentar na pavimentação de vias da cidade.


Jeferson Lazzarotto (PT) - 13

Divulgação / Divulgação
Jeferson Lazzarotto (PT) - 13

Coligação: Oposição de Verdade! (PT / PC do B)
Vice: Vera Sarmento (PC do B)

Educação

Implementar gradativamente, juntamente com a comunidade escolar, o ensino no turno inverso, garantindo assim educação de qualidade e alimentação para os alunos em todas as escolas. 

Saúde

Traçar um plano de abrangência, com base nas unidades de saúde e equipes de saúde da família, para que assim que seja liberada a vacina contra a covid-19, a população de toda cidade tenha garantido seu direito a ela. 

Transporte

Fazer a Constituinte do Transporte para discutir o transporte público da cidade, que é o mais caro do Brasil proporcionalmente ao tamanho da nossa cidade, para que juntos possamos construir soluções.

Obras Públicas

Investir em meios alternativos de transporte que mudem a realidade da cidade, com a construção de ciclovias e ciclofaixas, interligando os bairros de forma segura aos ciclistas e aos pedestres, sem necessariamente utilizar a avenida como rota principal.


Miki Breier (PSB) - 40 

Divulgação / Divulgação
Miki Breier (PSB) - 40

Coligação: Cachoeirinha do Futuro (Solidariedade / MDB / PDT / PSB / Avante / PSD / PV)
Vice: Mauricio Medeiros (MDB)

Educação

Estamos concluindo mais uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e vamos ampliar as vagas e atividades no contraturno.

Saúde

Iniciamos a informatização das unidades de saúde para consolidar o agendamento e o prontuário eletrônicos.

Transporte

Aperfeiçoando o sistema viário com diversificação dos modais, como com a ciclovia na Avenida Flores da Cunha.

Obras Públicas

Pavimentação de ruas e novas calçadas, ampliando o programa “Cachoeirinha: Eu Amo Eu Cuido” em parceria com os proprietários.


Pablo Hernandez (DC) - 27

Divulgação / Divulgação
Pablo Hernandez (DC) - 27

Sem coligação
Vice: Rodrigo Calegari (DC)

Educação

Montar uma Escola Cívico-Militar em Cachoeirinha. Ensino de qualidade, além de formar cidadãos, dá melhores perspectivas aos jovens. Com o apoio do governo federal, é possível implementar essa escola.

Saúde

Cachoeirinha tem só um hospital, criado em 1985. O projeto da DC para Cachoeirinha, na área da saúde, atenderá um desejo antigo, do povo: a criação do Hospital Municipal. Buscaremos investimento federal e parcerias público privadas para isso.

Transporte 

Implementar o transporte hidroviário de Cachoeirinha a Porto Alegre. Nos moldes do que já é feito hoje com o catamarã de Guaíba à Capital. Com parceria publico privada, entre prefeitura e empresa de transporte.

Obras Públicas

Municipalizar os serviços de tratamento de água e esgotos de Cachoeirinha. Municipalizando, será melhorada a qualidade da água com um preço mais em conta. O dinheiro vai ficar circulando dentro de Cachoeirinha, criando empregos e renda.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias