Notícias



Eleições 2020

Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Gravataí

Candidatos mostram seus projetos em quatro categorias: Saúde, Educação, Transporte e Obras Públicas

29/10/2020 - 05h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

Para auxiliar no processo de decisão do voto, o Diário Gaúcho convidou todos os candidatos a prefeito de oito municípios da Região Metropolitana para exporem propostas de governo aos leitores. São elas: Alvorada, Gravataí, Sapucaia do Sul, Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão, Cachoeirinha e Esteio. Hoje, é a vez de Gravataí, onde seis candidatos disputam a preferência dos eleitores. As eleições em Porto Alegre e Canoas estão sendo tratadas em outras reportagens.

Cada candidato apresenta qual seria o seu principal projeto, caso eleito, em quatro categorias: Educação, Saúde, Transporte e Obras Públicas. O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 15 de novembro.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Anabel (PDT) - 12 

Divulgação / Divulgação
Anabel (PDT) - 12

Coligação: A Esperança que Vem do Povo (Avante / PC do B / PDT)
Vice: Rosane Bordignon (PDT)

Saúde

Agilizar a marcação de consultas por meio da criação de um aplicativo que reduza o tempo de espera e possibilite a retirada de medicamentos de uso contínuo. 

Educação

Aumentar o número de vagas na Educação Infantil e no Ensino Básico por meio da conclusão das escolas que estão abandonadas. São muitas famílias que os pais precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos.

Transporte

Melhorar o sistema de transporte do município, com mais horários e linhas disponíveis. Isso será possível por meio de uma fiscalização rigorosa dos horários e itinerários e com a implantação de novas tecnologias de monitoramento do transporte coletivo.

Obras Públicas

Construir uma UPA 24h na Caveira/Parque dos Anjos, região onde residem milhares de pessoas e que fica desassistida após o horário de fechamento dos postos de saúde.

Leia também
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Cachoeirinha
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Alvorada


Claiton Manfro (PL) - 22

Divulgação / Divulgação
Claiton Manfro (PL) - 22

Sem coligação
Vice: Veroni Rauber (PL)

Saúde 

Vamos “investir” na saúde preventiva. A atual gestão “gasta” em torno de 23% do orçamento para tratar as doenças e os doentes. Inverteremos essa lógica e investiremos na prevenção das doenças, evitaremos que você fique doente. 

Educação

Vamos acabar com a falta de vagas na Educação Infantil. Essa realidade afeta as famílias em todos os aspectos, pois, sem ter onde deixar os filhos, os pais se obrigam a ficar em casa, sem emprego, renda e vivendo, muitas vezes, em condições precárias. 

Transporte 

Vamos qualificar o transporte coletivo e aumentar a quantidade de ônibus circulando pelo município. Além da falta de qualidade no transporte coletivo de Gravataí, há também falta de ônibus circulando pela cidade. 

Obras públicas

Vamos continuar e qualificar as obras iniciadas no atual governo e terminar as obras inacabadas desta gestão, como as creches, por exemplo. 


Dimas (PSD) - 55 

Divulgação / Divulgação
Dimas (PSD) - 55

Coligação: Toda Força para Gravataí (PSD / PV / DEM / Patriota / Solidariedade / DC / PROS)
Vice: Evandro Soares (PSD)

Saúde

Garantir atendimento de saúde 24 Horas entre o Parque dos Anjos e Passo da Caveira, para equilibrar o sistema de saúde. Hoje, todos serviços de urgência estão de um lado da cidade. 

Educação

Reduzir o déficit de 5 mil crianças na Educação Infantil, concluindo as obras de seis escolas de Educação Infantil que pararam no atual governo. A partir de parceria com o governo federal, construiremos novas escolas. 

Transporte

Faremos a revisão do contrato do município para o transporte público, reorganizando todo o sistema para torna-lo mais adequado à lógica de fluxo da população dentro da cidade.

Obras públicas

Executaremos um Plano Municipal de Drenagem Urbana, no qual teremos a análise das bacias, simulações e os estudos de engenharia específicos que identificarão cada ponto crítico de alagamentos em Gravataí.


Jairo Carneiro (PT) - 13

Divulgação / Divulgação
Jairo Carneiro (PT) - 13

Sem coligação
Vice: Patricia Rodrigues (PT)

Educação

É nossa intenção zerar o déficit na Educação Infantil, por meio da construção de novas escolas de turno integral, com reforço didático, atividades esportivas e arte-educação no turno inverso.

Saúde

Pretendemos retomar a luta pelo Hospital Regional do Vale do Gravataí, que é antiga na comunidade. Gravataí tem apenas um hospital no município, que não consegue dar conta da demanda existente.

Transporte

Criar linhas de integração entre os bairros e estes com o Centro, reduzindo a superlotação nas linhas já existentes e facilitando o deslocamento entre as diferentes regiões do município.

Obras Públicas

Construir uma central de abastecimento, anexa a um mercado público modelo, onde os produtores rurais possam escoar diretamente seus produtos, abastecendo a nossa população com produtos de qualidade, com baixo custo de transporte e sem depender do atravessador.


Tamires Paveglio (Psol) - 50 

Divulgação / Divulgação

Sem coligação
Vice: Alan (Psol)

Educação

Ampliaremos o atendimento da Educação Infantil e Fundamental, zerando a fila por vagas e criando vagas noturnas nas EMEIs. Nas EMEFs, será criado o contraturno cultural.

Saúde

Qualificar o atendimento básico, acabando com o sistema de consultas por ficha e adotando o acolhimento universal nas Unidades Básicas de Saúde. Isso inclui também a Estratégia de Saúde da Família, com atendimentos até as 22h.

Transporte

Criaremos um conselho de usuários de transporte público, em que o cidadão poderá participar ativamente. O conselho avaliará a empresa concessionária, seu contrato com a prefeitura e contrapartidas estabelecidas. 

Obras públicas

Há inúmeras obras inacabadas em Gravataí. Neste setor, nossa prioridade será a entrega à população das quadras poliesportivas das escolas municipais, que foram deixadas de lado pela atual administração. 


Zaffa (MDB) - 15 

Divulgação / Divulgação
Zaffa (MDB) - 15

Coligação: Gravataí Não Pode Parar (Republicanos / PP / PSL / MDB / PTB / PSDB / PSB / PRTB)
Vice: Dr Levi (Republicanos)

Educação

Vamos tornar a educação acessível garantindo internet em todas as escolas, para alunos e professores, junto com tablets, para que os jovens e crianças sejam introduzidos no 5G e na Economia 4.0.

Saúde

Junto com a Santa Casa, temos um projeto de ampliar a emergência SUS e a UTI, além de leitos hospitalares e, para desafogar a casa de saúde, iremos construir uma Unidade de Saúde na região da Caveira, com horário de atendimento ampliado.

Transporte

Queremos ser uma gestão que irá controlar melhor o transporte público do município, com mais fiscalização, troca de mobiliário urbano e atenção para as demandas da comunidade.

Obras públicas

Dar segmento ao projeto iniciado pelo atual prefeito. Queremos continuar qualificando as vias, com destaque para a municipalização de mais trechos das ERSs 030 e 020. Nesse sentido, também vamos apostar na construção de novas ciclovias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias