Notícias



Seu Problema é Nosso

Lixo espalhado em avenida de Alvorada prejudica fluxo de veículos e incomoda moradores

Prefeitura esteve no local para vistoria e limpeza

23/10/2020 - 17h21min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Veículos desviam dos entulhos pela contramão

Ao abrir a janela da residência, a dona de casa aposentada Terezinha Dantas, 65 anos, só enxerga lixo. Isso acontece porque um terreno na Avenida Barão do Cerro Largo, no bairro Aparecida, em Alvorada, tem sido usado para descarte irregular de entulho.

– Há anos, convivo com o lixo espalhado no outro lado da rua. Tem pessoas que trazem lixo de outros lugares para largar ali. Vejo camionetes largando podas de árvores e restos de materiais de construção – relata Terezinha, moradora da avenida há 21 anos. 

Além do lixo, existe também o mau cheiro causado por abandono de animais mortos e dejetos orgânicos. Segundo a dona de casa, ela já perdeu a esperança de procurar soluções junto aos órgãos públicos:

– No verão, o odor é insuportável. Aí, quando a situação está assim, é normal os moradores colocarem fogo no lixo. O que também é horrível para quem tem problema de respiração, como eu.

LEIA MAIS
Por falta de professores, alunos do 9º ano de escola da Capital não tiveram aulas de português e matemática em 2020
No novo normal, falta d'água típica do verão já é registrada em bairros da Capital
Família de Torres faz campanha em busca de apoio para Cecília andar

Contramão

Terezinha conta que o lixo espalhado na via já prejudicou até a linha de ônibus que passa pela avenida. 

– O ônibus tinha que subir na calçada para desviar dos lixos. Teve um dia que ele nem subiu até aqui. Nós, moradores, afastamos o lixo do meio da rua em direção ao terreno para evitar acidentes, mas, mesmo assim, os carros ainda têm que entrar uma parte na contramão para passar – explica a dona de casa. 

Para ela, a solução ideal para o lugar seria o cercamento: 

– Não adianta fazer pracinha ou apenas limpar, porque, em pouco tempo, a situação volta a ser a mesma.  

Prefeitura realiza limpeza e monitora

A prefeitura de Alvorada afirmou que o terreno na Avenida Barão do Cerro Largo é uma Área de Proteção Permanente (APP), um espaço de mata nativa,  que não pode ser loteado. Segundo o órgão, a limpeza estava prevista para ocorrer até ontem. De acordo com Terezinha, o serviço foi realizado no início da tarde. 

Ainda conforme o município, a Secretaria de Serviços Urbanos realizou a vistoria e está monitorando o local. O órgão pede para que a comunidade colabore com a manutenção da limpeza dos espaços da cidade.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias