Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: faxinão no Whats

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

26/10/2020 - 11h15min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Pode confessar: não dá vontade de fazer um faxinão no Whatsapp? Não uma limpezinha básica. Eu digo faxina das boas, tipo aquela de abrir casa de praia fechada o ano inteiro quando chega o verão. Sabendo usar, o Whatsapp ajuda muito. O problema é que ele invadiu demais a nossa rotina. Misturou lazer com trabalho. Acabou com as fronteiras entre o horário comercial e o tempo livre. Nosso Whats é uma porta sempre aberta. Ou melhor, escancarada. Entra quem quer, como se fosse de casa.

Comece a faxina bloqueando os salvamentos automáticos de fotos e vídeos. Conversas arquivadas? Lixo! Agora eu sugiro arregaçar as mangas e limpar os grupos armazenados e empoeirados. Pelo bem da rinite e da saúde mental, sabe? Tem coisas ali que parecem ser de outras vidas. Só de olhar fico tensa. Na maioria são grupos de trabalho criados pra nos fazer trabalhar fora de hora. Recomendo também faxinar grupos da família onde a parentada vive se implicando. Veja Limpeza Pesada neles!

Leia outras colunas da Maga  

Aspirador

Aproveita e varre pra bem longe as listas de transmissão e o botão de criar novo grupo (quem nunca). Tá com o aspirador de pó à mão? Limpa os cantinhos e os contatinhos que só aprontam. Abre espaço para novos relacionamentos. Essa é uma faxina que requer manutenção porque logo mais as tralhas acumulam. Apague sem dó. Tire notificações que poluem e as que geram obrigação de responder (ou ansiedade de esperar pela resposta). Lembre que silenciar por 1 ano é quase como apagar. 

Tem quem faz a faxina e quem chuta o balde. Testemunhei uma cena dessas. Um colega se desentendeu, despejou grosserias e saiu de todos os grupos da firma. Ousadia, hein? Fez uma autolimpeza. A civilidade agradece. Você tem mantido seu Whatsapp limpinho? Tomara. Se quiser limpar o excesso de figurinhas, tudo bem. Muitas perdem a graça rápido. Mas tem outras que lavam a alma e deixam o dia mais leve. Separa o que é pra jogar fora e o que vale doar pros grupos sérios demais.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias