Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "Precisamos honrar nosso sangue"

Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados 

10/10/2020 - 05h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

O mundo precisa de motivação, e ela não vai vir de quem diz que a vida está difícil. Somos descendentes de um povo que veio amontoado em navios, sobrevivemos à depressão dos porões imundos do tráfico de pessoas, sobrevivemos aos açoites dos troncos, sobrevivemos às caçadas animalescas dos capitães do mato. Nossas mães eram meninas ridicularizadas na rua, nossos pais eram alvos de um sistema que atirava primeiro e perguntava depois. 

Somos filhos da sobrevivência porque está em nosso sangue duas qualidades fundamentais: iniciativa e disciplina. A iniciativa nos faz sair do lugar e buscar o que é nosso. A disciplina nos faz agir com cautela e coerência. Fico preocupado com essa nova geração de jovens que não se mexe em direção ao seu futuro de fato. Uma galera que adota um papo de fragilidade e incapacidade. 

Leia mais colunas de Manoel Soares

Óbvio que a vida está sendo dura com quem é de quebrada, se temos a pele escura, é pior ainda. Porém, somos fortes e nossa história mostra uma força de sobrevivência absurda. Temos que honrar nosso sangue e fazer com que cada minuto vivo seja um passo rumo à vitória. Metade de nossa derrota é culpa nossa. Temos que espalhar boas energias, pois assim avançamos rumo a nossa luz de vida. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias