Notícias



Retomada na educação

O que se sabe sobre o retorno às aulas na rede estadual a partir do dia 20

Volta do ensino presencial ocorrerá seguindo regras sanitárias e de distanciamento social semelhantes aos protocolos definidos para as escolas privadas

14/10/2020 - 20h36min


GZH
GZH
Félix Zucco / Agencia RBS

O governo gaúcho anunciou nesta quarta-feira (14) o calendário para o retorno do ensino presencial na rede estadual. As aulas serão retomadas inicialmente com Ensino Médio e Ensino Técnico na próxima terça-feira (20). O retorno ocorrerá seguindo regras sanitárias e de distanciamento social semelhantes aos protocolos definidos para o ensino privado, já autorizado a voltar desde setembro.

Tire suas dúvidas 

Que etapa retorna em 20 de outubro?
Retornam nesta data Ensino Médio e Ensino Técnico.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Qual o calendário para as outras etapas?
Em 28 de outubro, retorna o Ensino Fundamental (Anos Finais) e, em 12 de novembro, o Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

O governo diz que o ensino seguirá híbrido na rede estadual. O que isso quer dizer?
Será mantido o ensino online mesmo com as aulas presenciais. Os estudantes farão um rodízio para evitar que a ocupação das salas seja superior a 50% da capacidade. Para isso, a cada semana, metade da turma assistirá às aulas nas escolas, enquanto o restante continuará com aulas online. Os estudantes com dificuldade em acompanhar as lições remotamente receberão temas para realizarem em casa em sua semana remota.

A escola precisa respeitar um número máximo de alunos? Se todos quiserem voltar, quais estudantes vão ser prioridade?
As escolas poderão ter até 50% da capacidade de alunos ocupada simultaneamente, respeitando as regras de distanciamento social, uso de EPIs e seguindo orientações de higienização pessoal. A prioridade de retorno, no momento, será para alunos com dificuldade de aprendizagem ou com problemas de conexão ou acesso à internet para obter as lições online.

Todas as regiões do Estado podem retomar as aulas?
As atividades presenciais nas escolas do Rio Grande do Sul estão autorizadas apenas nas bandeiras amarela e laranja. Nas regiões classificadas em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, as aulas presenciais nas escolas estaduais estão suspensas.

Leia também
Motorista de aplicativo presenteia passageiros com livros da biblioteca herdada do pai
Estudante da Restinga é selecionada para curso em Cambridge, na Inglaterra
Quatro cidades da Região Metropolitana já decidiram não ter mais aulas na rede municipal em 2020

Se um professor ou aluno apresentar sintomas de covid-19, qual o procedimento?
Cada escola deverá elaborar um plano de contingência, com medidas de prevenção, monitoramento e controle da covid-19. Quando uma pessoa for identificada com sintomas de gripe no ambiente escolar, imediatamente deverá ser conduzida à sala de isolamento, local onde o estudante ou servidor aguardará separado dos demais. O COE Regional e a Secretaria Municipal de Saúde serão notificados para que o caso seja avaliado nas unidades de saúde municipais.

Os alunos são obrigados a voltar?
Nenhum aluno será obrigado a retornar à rotina de aulas presenciais. Quem preferir ficar em casa pode continuar com o ensino remoto, como atualmente ocorre.

E os professores, todos deverão retornar?
Professores e servidores fora de grupos de risco devem retornar. Profissionais em grupos de risco seguem em teletrabalho. 

Os alunos terão de usar máscaras de proteção?
Sim, o uso de máscara será obrigatório durante toda a presença dos estudantes e professores no ambiente escolar. O governo do Estado informou que fez a compra de EPIs para todas as escolas da rede estadual. A entrega está ocorrendo e será finalizada ao longo deste mês. 

Quais os cuidados para o uso de espaços coletivos e os recreios?
A orientação é demarcar o piso dos espaços físicos, como pátios, de forma a facilitar o cumprimento das medidas de distanciamento social, especialmente nas salas de aula, nas bibliotecas, nos refeitórios e em outros ambientes coletivos. 

Haverá distribuição de merenda aos alunos?
Sim, mas as escolas devem estabelecer horários alternados de distribuição de alimentos com o objetivo de evitar aglomerações. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias