Profissionais da saúde recebem homenagem em encerramento de centro de triagem para covid-19 no Hospital Conceição - Notícias

Versão mobile

 
 

Linha de frente01/10/2020 | 09h01

Profissionais da saúde recebem homenagem em encerramento de centro de triagem para covid-19 no Hospital Conceição

Estrutura foi desativada por causa da queda na demanda de atendimentos relacionados ao coronavírus

Os 50 funcionários que atuaram no centro de triagem para coronavírus do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, receberam nesta quarta-feira (30) uma homenagem pelo trabalho realizado no local. Foram distribuídos kits de higiene, obtidos por doação, para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienizadores e funcionários administrativos. A estrutura foi desativada na noite desta quarta-feira.

Entre os profissionais que estiveram na linha de frente no centro de triagem nos últimos 200 dias está a enfermeira Andiara Cossetin. Para ela, o grande aprendizado que ficou foi a capacidade de se reinventar na profissão e de vivenciar a união do grupo que fazia o primeiro atendimento aos pacientes

— Tivemos momentos difíceis, com mais de uma pessoa precisando muito de atendimento, e cheguei achar que não seria possível atender todos. Mas sempre mantive a esperança e, com o grupo unido que se formou aqui, conseguimos reverter o quadro e todas as pessoas recebiam atendimento — revelou Andiara.

O atendimento no centro de triagem começou ainda em março e, desde então, recebeu mais de 11,5 mil pessoas. Desse total, mais de 5 mil foram profissionais do próprio GHC. Ao menos 242 internações foram encaminhadas a partir da triagem. No local, era realizado o primeiro atendimento e a realização de testes para a covid-19 – o último foi feito minutos antes do fechamento do local.

De acordo com o diretor-presidente do GHC, a entrega dos kits foi uma pequena forma de agradecimento aos profissionais que estavam atuando no centro. Cláudio Oliveira destaca, no entanto, que a decisão pelo fechamento não modifica a importância do GHC para o enfrentamento à covid-19.

— Decidimos encerrar as atividades do centro porque nas últimas semanas estávamos atendendo mais demandas de funcionários do que espontânea. No entanto, não haverá desassistência da população. O Hospital Nossa Senhora da Conceição seguirá como referência para o atendimento do coronavírus — explicou o diretor-presidente da instituição.

A partir desta quinta-feira (1º), os funcionários que estavam trabalhando no centro já estarão realocados para novas funções no hospital ou ainda no atendimento a outros colegas que estejam com sintomas da doença.

Receba um boletim diário com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para ter acesso ao conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros