Notícias



Receita do Leitor

Receita campeã: Lasanha de Abacaxi da Verenice

Vencedora do Concurso Culinária, a moradora de Eldorado do Sul ensina o passo a passo da sobremesa que conquistou os jurados da competição

07/10/2020 - 09h00min

Atualizada em: 07/10/2020 - 09h00min


André Ávila / Agencia RBS
Sobremesa foi primeira colocada da competição

Um doce que, além de saboroso, carrega consigo o status de campeão. Assim é a lasanha de abacaxi, iguaria que conquistou o primeiro lugar no Concurso Culinária, promovido pelo DG e Asun Supermercados. Preparada pela cozinheira Verenice Luiz da Silva, 40 anos, de Eldorado do Sul, a receita é inspirada no preparo do tradicional prato de origem italiana, mas foi adaptada para servir como sobremesa – e, segundo a autora, agrada paladares por onde passa.

A ideia da montagem do prato em camadas, divididas por folhas de massa, é mantida. No recheio, porém, os molhos de frango ou carne moída – tradicionalmente utilizados na lasanha salgada – dão lugar a um delicioso doce de abacaxi, acompanhado de nata, que dá o toque especial no sabor do doce inusitado.

LEIA MAIS   
Matambre recheado da Mari: confira o passo a passo
Charque caseiro da Carla: confira o passo a passo
Ambrosia de panela de pressão da Fernanda 

– Nunca fui muito fã da lasanha salgada, não me chama atenção. Mas desta, de abacaxi, gosto bastante. Procuro escolher uma massa bem fininha, para que fique mais leve – conta a campeã Verenice.

É sucesso!

Segundo a cozinheira, a receita já era feita no restaurante em que trabalha. Ela, contudo, adaptou ingredientes, a fim de que o preparo ficasse mais leve e menos gorduroso no paladar. O recheio de abacaxi foi mantido, mas é possível usar outras alternativas, como pêssego em calda e morangos – desde que a fruta escolhida não solte muito líquido.

André Ávila / Agencia RBS
Vitória no concurso rendeu prêmios pra lá de especiais

As mudanças propostas pela cozinheira deram certo, e a lasanha de abacaxi, além de campeã da competição, é sucesso entre os frequentadores do estabelecimento.

– As sextas-feiras são o dia da lasanha de abacaxi ali no trabalho. O pessoal adora, tem gente que vai no restaurante nas sextas só para comer a lasanha – revela.

Após a vitória no concurso promovido pelo DG com Asun Supermercados, o prato ficou famoso também entre os familiares de Verenice. Muitos, segundo ela, ainda não tinham provado a lasanha doce. Agora, a promessa pós pandemia é fazer a lasanha para a turma toda:

– Minha família é bem grande e todo mundo já pediu para eu fazer. Vou ter que me puxar, mas farei com o maior prazer. Ficou combinado!

MEU SEGREDINHO
///  Como dica, Verenice recomenda que, no momento de colocar a nata, seja utilizado um saco de confeiteiro. Segundo ela, isso ajuda a espalhar o creme de maneira uniforme, evitando acúmulo em pontos do prato – o que, se utilizada a colher, pode acontecer.
– Tu consegues dosar melhor a quantidade, vai fazendo um desenho tipo ziguezague com a nata. Aí, depois, com o calor do forno, ela se encarrega de espalhar por completo.

INGREDIENTES
✔ 1 abacaxi pérola
✔ 300g de açúcar
✔ 1 colher (sopa) de amido de milho
✔ 300ml de água fria
✔ 1 pacote de massa fresca para lasanha (400g)
✔ 400g de nata fresca
✔ 300g de queijo mussarela ralado

MODO DE PREPARO

Recheio

///  Corte um abacaxi pérola em cubinhos e leve ao fogo baixo, com o açúcar. Deixe ferver até que o abacaxi fique transparente.
///  Dissolva o amido de milho com a água fria, adicionando o líquido aos poucos e mexendo para não embolar. Em seguida, adicione a mistura ao recheio de abacaxi e vá mexendo, ainda em fogo baixo, até que fique cremoso.

Montagem

/// No fundo de uma travessa grande, pincele um pouco de nata – para não grudar. Depois, coloque uma camada de massa, adicione o recheio de abacaxi e cubra com nata e parte do queijo ralado.
///  Repita o procedimento de montagem, seguindo a mesma ordem. Concluída a montagem da segunda camada, adicione queijo ralado e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, na temperatura de 200ºC.
/// A sobremesa pode ser servida quente ou gelada. Mas, depois de pronta, é recomendado o armazenamento na geladeira. 

André Ávila / Agencia RBS
Sobremesa vai ao forno, mas pode ser servida gelada

RENDIMENTO: 10 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.              
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.              
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Camila Bengo

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias