Notícias



Seu Problema É Nosso

Buraco em cruzamento de vias atrapalha rotina de moradores da Vila Jardim, na Capital

Cratera, aberta em setembro pelo Dmae para a execução de um reparo na rede de água, ainda aguarda pela finalização 

05/11/2020 - 12h00min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Buraco fica na esquina das ruas Conde da Figueira e Souza Lôbo

Passar pela esquina das ruas Conde da Figueira e Souza Lôbo, no bairro Vila Jardim, em Porto Alegre, tem sido uma tarefa que exige atenção. Isso porque, há mais de um mês, a calçada do local deu lugar a uma cratera, acompanhada de um amontoado de terra – causando dificuldades para pedestres e motoristas.

De acordo com a professora universitária aposentada Maria da Graça Gomes Paiva, 69 anos, que mora nas proximidades do cruzamento, o buraco é oriundo de um conserto do Dmae, realizado há quase dois meses.

– Tinha um vazamento de água e foi estancado. Mas, e agora? Só consertar a água e deixar assim, não adianta. O Dmae abriu e, depois, fica aquela questão: quem vai fechar? – questiona a moradora.

Perigos

Sem uma finalização adequada, o buraco acabou por sofrer erosão, aumentando de tamanho. Hoje, toma conta de toda a extensão da calçada na região do cruzamento entre as vias. Deste modo, para transitar pelo trecho, os pedestres precisam seguir pelo meio da rua, correndo riscos, pois o passeio deu lugar à cratera.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Sem calçada, pedestres precisam passar pelo meio da rua

– Esta é uma esquina perigosa e ficou ruim a travessia, porque não tem mais a calçada. As calçadas daqui sempre foram irregulares, mas, pelo menos, existiam. Agora, não tem como. Além disso, temos muitas crianças na comunidade e tenho medo que alguma se machuque – teme a moradora, que dirige com frequência pelo local e afirma que a situação atrapalha, também, motoristas, uma vez que parte da terra invadiu a pista e vem dificultando as manobras de conversão.

Descaso

Para piorar o cenário, os cavaletes de sinalização colocados no local pelo Dmae foram vandalizados. Com isso, não há nenhum tipo de aviso de que, naquele trecho, há um buraco – além do amontoado de terra que o cerca. Por esta razão, apesar de extensa, a cratera pode vir a passar despercebida por quem cruza pelo local à noite, causando uma queda – outro temor de Maria da Graça.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Buracão toma conta da esquina entre as vias, mas não conta com sinalização

– Sou muito cidadã ao cumprir com meus compromissos e elogiar, mas também ao denunciar quando vejo algo errado. Não entendo qual é o motivo de não terem vindo fazer o conserto, estou achando muito descaso. Antes que a coisa piore e alguém se acidente, está na hora de resolver – protesta a moradora. 

Retorno aos trabalhos nesta semana, diz Dmae

Contatado pela reportagem do Diário Gaúcho, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) confirmou a realização de conserto na esquina das ruas Conde da Figueira e Souza Lôbo, na Vila Jardim, no mês de setembro. De acordo com a assessoria do órgão, foi feito o reparo de uma fuga de água no local. Entretanto, durante a realização do serviço, foi detectado que a rede pluvial estaria quebrada. Segundo o departamento, este é o motivo pelo qual o trecho não foi finalizado, pois o local ainda aguarda pelo conserto da tubulação de drenagem – razão pela qual a cratera permanece aberta.

Conforme informado à reportagem, a previsão é de que o serviço prossiga nesta semana e, com a conclusão, a calçada seja repavimentada.

Produção: Camila Bengo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias