Notícias



Eleições 2020

Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Sapucaia do Sul

Candidatos mostram seus projetos em quatro categorias: Saúde, Educação, Transporte e Obras Públicas

02/11/2020 - 05h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

O Diário Gaúcho convidou os candidatos a prefeito de oito municípios da Região Metropolitana para exporem propostas de governo aos leitores. São elas: Alvorada, Gravataí, Sapucaia do Sul, Guaíba, Eldorado do Sul, Viamão, Cachoeirinha e Esteio. Hoje, é a vez de Sapucaia do Sul, onde cinco candidatos disputam a preferência dos eleitores. As eleições em Porto Alegre e Canoas estão sendo tratadas em outras reportagens.

Foi solicitado que cada candidato enviasse qual seria o seu principal projeto, caso eleito, em quatro categorias: Educação, Saúde, Transporte e Obras Públicas. O primeiro turno das eleições municipais de 2020 ocorre em 15 de novembro.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Cezalpina Anadon (PSL) - 17

Divulgação / Divulgação
Cezalpina Anadon (PSL) - 17

Sem coligação
Vice: Calegari (PSL)

Educação

Realizaremos eleições diretas para eleger os diretores escolares, deixando a critério da comunidade escolar constituir o corpo diretivo. O corpo docente precisará se adequar para o retorno dos alunos após a pandemia. Reconstrução das escolas em completo abandono, como a Escola Vanessa Ceconet, onde se encontra o maior auditório de nossa cidade.

Saúde

Reorganizaremos o mapa de atendimento nas unidades de saúde de todos os bairros da cidade, evitando que o cidadão tenha que se deslocar para unidades distantes de seu endereço, bem como serão utilizados verbas federais para a reforma integral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

Transporte

Será realizada a licitação por linha de bairros da cidade proporcionando maior concorrência entre empresas, visando um atendimento prioritário e de qualidade para os munícipes.

Obras Públicas

Realizaremos o projeto nas entradas da cidade, remodelando as mesmas, bem como as ruas hoje abandonadas, tornando a cidade atrativa para os visitantes e para os interessados em investimentos.

Maninho (MDB) - 15 

Divulgação / Divulgação
Maninho (MDB) - 15

Coligação: Construindo o Futuro (PDT / Republicanos / PL / MDB / PSDB / DEM / PC do B)
Vice: Ismael Ferri (DEM)

Educação 

Buscaremos recursos junto ao governo federal e firmaremos parcerias com a iniciativa privada, para melhorar a estrutura do sistema de Ensino Municipal e o contraturno escolar. 

Saúde

Levar a Saúde Básica à casa do cidadão, aumentando o número de Equipes de Saúde da Família, ampliando a estratégia e as zonas de atendimento, não permitindo que qualquer região fique fora de área, captando, assim, 100% do recurso disponível junto ao Ministério da Saúde e garantindo atendimento, agendamento de consultas e acompanhamento médico. 

Transporte

Vamos propor a reestruturação no primeiro ano das linhas de ônibus, com acompanhamento via GPS e deslocamento em tempo real, permitindo que as linhas sejam acompanhadas via aplicativo e também por meio de paradas inteligentes no centro da cidade.

Obras públicas

Vamos trabalhar para o fim dos buracos e alagamentos na cidade, fazendo um planejamento de quatro anos e buscando recurso nacional, por meio dos ministérios e Internacional, por meio de Centrais de Fomento (CAF, BID e outros), para refazer o asfaltamento e principais obras de macrodrenagem.

Professor André Alves (Psol) - 50

Divulgação / Divulgação
Professor André Alves (Psol) - 50

Sem coligação
Vice: Guido Bizarro (Psol)

Educação

Reimplantar a Lei de Gestão Democrática nas escolas municipais (lei que permite que a comunidade escolar participe da escolha da equipe diretiva das escolas e atue diretamente na administração escolar). 

Saúde

Com 140 mil habitantes e apenas um hospital defasado e superlotado, há a necessidade de construir um novo hospital mais moderno, com novos leitos e equipamentos para qualificar o atendimento de saúde a todos os sapucaienses. Esta obra será realizada em parceria com o governo federal e estadual. 

Transporte

Criar um grupo de trabalho com todas as entidades representativas do município (associação de moradores, comerciantes, empresários, entre outros) e rediscutir o transporte coletivo de Sapucaia do Sul para substituir a frota atual aos poucos e, assim, implantar a municipalização do transporte coletivo totalmente. 

Obras Públicas

Revitalização do Centro e construção de shopping popular, para dar um local digno de trabalho aos comerciantes ambulantes, aos pequenos empreendedores, estimulando e desenvolvendo assim o comércio local e proporcionando um ambiente com mais estrutura, segurança e lazer para todos. 

Professor Edson Portilho (PT) - 13

Divulgação / Divulgação
Professor Edson Portilho (PT) - 13

Sem coligação
Vice: Professor Luciano Rambo (PT)

Educação

Criar o Mais Educação Municipal, retomar a Eleição Direta dos Diretores (as), criar a Mesa de Diálogo Permanente, constituir o Plano de Carreira dos funcionários de escola, manter e qualificar o fornecimento dos uniformes e a alimentação escolar e assim planejar os anos letivos de 2020/2021 em um esforço de enfrentamento às desigualdades sociais.

Saúde

Ampliar os atendimentos para pacientes fora de área por meio de planejamento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, permitindo com remanejamento que os moradores da nossa cidade sejam atendidos próximos a suas residências, fortalecendo o agendamento de consultas e ampliando o teleatendimento na rede de saúde.

Transporte

Enfrentar as questões de mobilidade na cidade, elaborando um Plano de Mobilidade Urbana pra Sapucaia do Sul, com a participação popular e implementando um Plano Cicloviário integrado com o Sistema de Transporte Público.

Obras Públicas

Elaborar o Plano de Manutenção Permanente das nossas ruas e avenidas, com a revitalização do calçamento e asfaltamento e a sua limpeza incluindo nesta tarefa a revitalização e limpeza das praças de Sapucaia do Sul.

Volmir Rodrigues Gordo Agendão (PP) - 11

Divulgação / Divulgação
Volmir Rodrigues Gordo Agendão (PP) - 11

Coligação: Juntos Pela Renovação de Verdade (PP / PTB / Cidadania / PRTB / PSB / PSD / PV)
Vice: Dra Imília de Souza (PP)

Educação

Colocar o Ensino Médio em escolas municipais, nos bairros Vargas, João de Barro e Fortuna, para facilitar o acesso dos alunos que trabalham o dia inteiro e precisam atravessar a cidade para cursar as aulas à noite. 

Saúde

Atualmente, os moradores que não possuem certas especialidades no posto de saúde do seu bairro não podem consultar em outro posto por ser considerado “fora de área”. Implantaremos o prontuário eletrônico para marcação de consultas, integrado com todos os postos de saúde, acabando com essa realidade que tanto tem penalizado nossos moradores. 

Transporte

Analisaremos como estará o contrato de concessão do transporte coletivo, que hoje atua com um contrato emergencial. Se não houver uma regularização até janeiro, faremos um novo edital para contrato com uma empresa que forneça veículos com conforto e segurança, além de um aplicativo para o usuário poder acompanhar as rotas e horários desses ônibus. 

Obras Públicas

A nossa Praça Central, que é o cartão-postal do município, hoje está abandonada, virada em buracos e lixo. Faremos uma revitalização completa da nossa praça, para que o cidadão possa ir com sua família tomar um chimarrão e ter momentos de lazer num local lindo e agradável.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias