Notícias



Eleições 2020

Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Viamão

Candidatos mostram seus projetos em quatro categorias: Saúde, Educação, Transporte e Obras Públicas

10/11/2020 - 05h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Andre Ávila / Agencia RBS

No próximo domingo, será o momento de o eleitor decidir quem, pelos próximos quatro anos, estará à frente da prefeitura de sua cidade. Para auxiliar no processo de escolha do voto, o Diário Gaúcho convidou todos os candidatos a prefeito de oito municípios da Região Metropolitana para exporem propostas de governo aos leitores. Hoje, é a vez de Viamão, onde sete candidatos disputam a preferência dos eleitores. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Foi solicitado que cada candidato enviasse qual seria o seu principal projeto, caso eleito, em quatro categorias: Educação, Saúde, Transporte e Obras Públicas, temas bastante presentes em reportagens do jornal. Leia, acompanhe, avalie os postulantes à cadeira de prefeito em sua cidade e guarde as propostas, para cobrá-las a partir de 1º de janeiro de 2021, quando inicia o mandato. O primeiro turno das eleições municipais de 2020 ocorre no próximo domingo, dia 15 de novembro.

Adriano Ricoldi (Psol) – 50  

Divulgação / Divulgação
Adriano Ricoldi (Psol) – 50

Sem coligação
Vice: Dona Lurdes (Psol)

Educação

Criação de Laboratórios de Aprendizagem, espaço de atendimento especializado destinado aos alunos que apresentam dificuldades que interfiram nos processos de aprendizagem e/ou no desempenho escolar.

Saúde

Municipalização do Hospital de Viamão e o enquadramento do município no Sistema de Municipalização Plena de Saúde em todas as regiões com auditoria das verbas do SUS no município.

Transporte

Desenho de um novo sistema com integração tarifária a partir de um amplo diagnóstico feito com a participação de usuários e técnicos. Precisamos da participação popular para a construção de uma tarifa justa.

Obras públicas

Implantação de escritórios públicos multidisciplinares de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social nas comunidades mais vulneráveis, com foco em ações comunitárias urbanas, regularização fundiária e melhorias habitacionais. 


Capitão Martim (PRTB) – 28

Divulgação / Divulgação
Capitão Martim (PRTB) – 28

Sem coligação
Vice: José Saikoskí (PRTB)

Educação

Focaremos na valorização do professor municipal, como um mestre responsável pelo futuro de nossa juventude, bem como implantaremos, com o apoio do governo federal, escolas cívico-militares para o município de Viamão.

Saúde

Iremos compor uma equipe técnica e qualificada para sanar a falta de gestão, priorizando o atendimento médico e exames para a comunidade.

Transporte

Iremos fazer uma fiscalização efetiva e propor mais opções para o transporte público municipal.

Obras públicas

Buscaremos em Brasília recursos para investir em obras e inserir Viamão no programa Marco Zero de Saneamento Básico do governo federal.

Leia também
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Esteio
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Cachoeirinha
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Alvorada

Guto Lopes (PDT) – 12

Divulgação / Divulgação
Guto Lopes (PDT) – 12

Coligação: Com Coragem a Gente Faz (PDT / PC do B / PROS / PT / REDE)
Vice: Adão Pretto (PT)

Educação

Escola de Tempo Integral – Vamos transformar a jornada escolar em oito horas, com alimentação, cursos profissionalizantes e tecnológicos para preparar o aluno para o mercado de trabalho. A escola precisa ser inclusiva e democrática.

Saúde

Casa da Mulher – Construir o centro de atendimento de saúde para as mulheres, com todas consultas e exames em um só lugar. Atendimento médico especializado, psicológico e acolhimento.

Transporte

Eficientizar a fiscalização no transporte público coletivo de passageiros com o objetivo de criar linhas e baratear o custo da passagem, por meio da elaboração do Plano de Mobilidade Municipal.

Obras públicas

Nosso compromisso é pintar a nossa Viamão de asfalto, com a Operação Asfaltaço, que será criada por meio da Usina de Asfalto e PAVs Ecológico e programas de pavimentação, conservação e manutenção de ruas e avenidas.


Maninho Fauri (PSD) – 55 

Divulgação / Divulgação
Maninho Fauri (PSD) – 55

Coligação: PSD/PSB/MDB/DEM
Vice: Geraldinho (PSB)

Educação

Priorizar a Educação Infantil. Implementar vagas para as crianças de 0 a 3 anos e aumentar as vagas para as de 4 a 5 na rede municipal, seja pela ampliação de salas na rede ou por meio de convênios para garantir a vaga.

Saúde

Ampliação do atendimento de consultas médicas. Estender o horário dos postos de saúde até as 22h, realizando a contratação de mais profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), a fim de zerar as filas do teleagendamento.

Transporte

Fiscalizar o contrato de concessão a fim de garantir os investimentos em abrigos de ônibus, o cumprimento de horários e disponibilização dos ônibus municipais e também a pavimentação das linhas de ônibus.

Obras públicas

Investir de forma linear em toda a cidade. Realizaremos investimentos de forma equilibrada em todas as regiões, fazendo com que a prefeitura atenda de forma igual a todos os bairros da cidade, principalmente as linhas de ônibus.

Leia também
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Guaíba
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Gravataí
Confira as principais propostas dos candidatos a prefeito de Sapucaia do Sul

Nadim (PSL) – 17

Divulgação / Divulgação
Nadim (PSL) – 17

Coligação: Viamão Tem Jeito (PSL / Republicanos)
Vice: Thais Boff (PSL)

Educação

A rede municipal de Viamão tem os melhores índices escolares, com uma qualidade exemplar. Se eleito, na área da educação, pretendo consolidar no município o modelo das escolas cívico-militares, que deu certo no Brasil inteiro. 

Saúde

Continuar implementando o modelo de Unidades Básicas de Saúde abertas até as 22h, que já está em funcionamento no município desde que assumi a prefeitura, em agosto deste ano. Com as UBSs abertas neste horário, a oferta é estendida.

Transporte

Fiscalizar os contratos vigentes que tratam do transporte público no município, notificando as empresas quando o serviço prestado estiver aquém do esperado. Transporte público é assunto sério, pois milhares de viamonenses se deslocam.

Obras públicas

Otimizar o trabalho executado pelo quadro próprio do município, reduzindo a quantidade de empresas terceirizadas que hoje prestam este trabalho, podendo assim ampliar a oferta de serviços públicos essenciais à população.


Paulo Rosa (Paulo do Sopão) (Avante) – 70 

Divulgação / Divulgação
Paulo Rosa (Paulo do Sopão) (Avante) – 70

Sem coligação
Vice: Tininha (Avante)

Educação

Estimular, implantar e implementar o uso de novas tecnologias e novas linguagens de comunicação, que qualifiquem o aprendizado e a valorização dos educadores.

Saúde

Humanizar os locais de atendimento à população, capacitando e qualificando os trabalhadores da área de saúde, promovendo um ambiente de trabalho com condições de suprir as necessidades dos envolvidos.

Transporte

O transporte coletivo que é subsidiado é prioridade, pois é dever da gestão pública ofertar e garantir um atendimento de qualidade com horários, itinerários e rotas programadas a partir da necessidade dos usuários e de cada região.

Obras públicas

Todas serão analisadas e reavaliadas a partir de uma auditoria, que tenha como foco a sua necessidade e viabilidade ou não para o desenvolvimento urbano e rural do município.


Prof Valdir Bonatto (PSDB) – 45

Divulgação / Divulgação
Prof Valdir Bonatto (PSDB) – 45

Coligação: Um Novo Tempo para Viamão (PSC / PL / PP / Solidariedade / Patriota / Cidadania / PSDB / PTB)
Vice: Engenheiro Nilton (PSDB)

Educação

Investimentos pesados e voltados para a Educação Infantil, sendo término da construção e funcionamento de duas creches do Proinfância e construção de mais três. Adequação e ampliação de escolas municipais de Educação Infantil.

Saúde

Reorganização total de todo o sistema de gestão de saúde, que foi sucateado pelo atual governo. Foco na ampliação da oferta de consultas e exames, aumento de horário de funcionamento em Unidades Básicas, regularização da oferta de medicamentos.

Transporte

Investimento na qualificação das vias utilizadas pelo transporte público, com isso auxiliando na busca de alternativas junto ao Governo Federal para sustentabilidade e qualificação do transporte coletivo urbano. 

Obras públicas

O investimento em obras e a manutenção dos serviços passa pela atração de investimentos na cidade, aumentando as receitas, e tendo os recursos necessários para pavimentações e manutenções das estradas da zona rural, importantes para o agronegócio.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias