Notícias



Rede pública

Confira como fazer a inscrição na Educação Infantil em Porto Alegre e outras cinco cidades

Em alguns municípios, período já começou. Em outros, está previsto para as próximas semanas

27/11/2020 - 05h00min

Atualizada em: 27/11/2020 - 05h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Hora de tentar a vaga para 2021

Mesmo com a pandemia, os pais de crianças com idade para entrar na Educação Infantil já precisam pensar em 2021. Na Capital e em outras cinco cidades da Região Metropolitana, estão abertas ou abrem em breve as inscrições para novos alunos da modalidade, que inclui os pequenos com idades entre zero e cinco anos e 11 meses. 

Em Guaíba, o sorteio das vagas já foi realizado. Em Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, as inscrições já foram finalizadas. Em Alvorada, o edital com as informações e datas de inscrições deve ser publicado em dezembro, conforme a prefeitura. Canoas não enviou as informações solicitadas pela reportagem.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

PORTO ALEGRE

/// Quando: até o dia 4 de dezembro, para crianças com idade entre zero e cinco anos e 11 meses em 31 de março de 2021. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro. 

/// Como: pelo site inscricaoedinfantil2021.portoalegre.rs.gov.br/. Não haverá inscrições presenciais. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibilizará computadores em sua sede (Rua dos Andradas, 680), das 9h às 17h, para os pais que tiverem dificuldade para realizar o processo. O comprovante da inscrição deve ser impresso ou salvo quando o processo estiver finalizado e não será possível editar as informações.

/// Documentos: certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação atualizada e comprovante de residência atualizado, que deverão ser entregues no momento da matrícula.

ELDORADO DO SUL

/// Quando: o período de novas inscrições será de 14 a 18 de dezembro, para crianças de zero a cinco anos.

/// Como: os pais ou responsáveis pelo aluno devem comparecer presencialmente na EMEI desejada, das 9h às 12h.

/// Documentos: certidão de nascimento e carteira de vacinação, comprovante de endereço, foto 3x4, comprovante de renda e cópia do Bolsa Família (todos devem ser atualizados).

Leia também
Ideias fora do papel: professor de Alegrete conta como inovou nas aulas remotas de Artes
Creche do bairro Sarandi faz campanha para construção de biblioteca comunitária
Professoras de escola pública de Viamão criam ação para apresentar a cultura negra aos alunos por meio da leitura

ESTEIO

/// Quando: para crianças de quatro e cinco anos completos até completos até 31 de março de 2021, as inscrições ocorrem até o início do ano letivo de 2021. Para os alunos de zero a três anos, o calendário ainda não foi definido, pois as aulas estão suspensas até 31 de dezembro.

/// Como: pelo site do Nina, ferramenta usada para registro do dia a dia em sala de aula, notas etc, ou pelo aplicativo do programa, disponível para smartphones ou tablets com Android (Google) ou iOS (Apple). Acesse em: bit.ly/esteionina. A prefeitura organizou um passo a passo para explicar o preenchimento da solicitação, acesse em: bit.ly/esteiopassoapasso. Famílias que não tiverem acesso à internet poderão entrar em contato pelos telefones (51) 3473-0601 ou (51) 3459-4266 para solicitar suporte técnico.

/// Documentos: certidão de nascimento, documento de identificação dos pais ou responsáveis legais e comprovante de endereço atualizado (últimos 60 dias).

GRAVATAÍ

/// Quando: de 2 a 31 de janeiro de 2021, do Berçário I (crianças de até um ano) ao Pré II (crianças de cinco a seis anos).

/// Como: presencialmente, na Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Ely Corrêa, 735 – Parque dos Anjos), das 8h às 18h. Informações pelo telefone (51) 3600-7146. Ou pela internet, no site gravatai.atende.net (o acesso para as inscrições será liberado a partir da meia-noite do dia 2/1/2021).

/// Documentos: certidão de nascimento da criança, documento de identificação e CPF do responsável, comprovante de residência do responsável.

SÃO LEOPOLDO

/// Quando: até 3 de dezembro para a Etapa Creche (crianças de zero a três anos e 11 meses). Para as crianças de quatro e cinco anos, as informações ainda não foram divulgadas.

/// Como: pelo site www.saoleopoldo.rs.gov.br/inscricoes_online/. Até o dia 3/12, haverá suporte técnico para as famílias na Central de Matrículas, apenas mediante agendamento. Para marcar um horário, é preciso entrar em contato até o dia 27 de novembro, das 9h às 12h, pelo WhatsApp (51) 9650-8145.

/// Documentos: RG ou certidão de nascimento da criança, CPF da criança, comprovante atualizado de endereço no nome do responsável legal, cartão do SUS da criança e/ou do responsável legal, RG ou documento com foto do/a responsável legal, carteira de vacinação em dia, comprovante de renda familiar (carteira de trabalho, contracheque, contrato de trabalho ou declaração de Imposto de Renda e de trabalho autônomo de TODAS as pessoas que moram na mesma residência da criança).

VIAMÃO

/// Quando: de 30 de novembro até o dia 11 de dezembro, ocorrem as rematrículas online, por meio de link que será disponibilizado por e-mail ou pelos grupos de WhatsApp utilizados para as aulas digitais durante a pandemia. Após este período, será disponibilizado o link para inscrições de alunos de zero a seis anos.

/// Quem não tem acesso aos grupos ou perder o prazo deve entrar em contato com a Central de Matrículas (Rua Marechal Deodoro, 220, Centro, ou pelo telefone 3492-9791) ou com a Secretaria Municipal de Educação (telefone 3492-7696).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias