Notícias



Decreto

Decreto da prefeitura de Porto Alegre proíbe eventos sociais

Aumento de internações por coronavírus na Capital levou a gestão municipal a tomar essas medidas

27/11/2020 - 20h30min


Eduardo Matos
Eduardo Matos
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Medidas valem a partir da próxima segunda-feira (30)

A prefeitura de Porto Alegre decidiu proibir, a partir de segunda-feira (30), a realização de eventos sociais, como festas de casamentos e aniversários. Em locais privados, fica obrigatório o distanciamento de dois metros entre as pessoas, assim como já estava determinado para parques, praças e espaços abertos ao público. As determinações constam em decreto público em edição extra o Diário Oficial de Porto Alegre nesta sexta-feira (27).

Segundo a prefeitura, a medida foi tomada para evitar que sejam necessárias mais restrições de atividade econômica. O Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus alerta que o contágio segue circulando e não é o momento de relaxar com as precauções de distanciamento social. O apelo é para que as pessoas não realizem encontros e confraternizações, tanto em locais públicos quanto privados. Na avaliação do Comitê, esses eventos, por não seguirem protocolos sanitários com frequência, têm gerado repercussão na transmissão do vírus.

Leia mais
Pela primeira vez, mapa preliminar indica todas as regiões do RS em bandeira vermelha
Média diária de internações por coronavírus é a maior em sete semanas em Porto Alegre
Hospitais de Porto Alegre reativam mais de 50 leitos de UTI covid

Em nota, a prefeitura informa que busca apoio do Ministério Público e da Brigada Militar para que, em conjunto com a Guarda Municipal, reforcem as operações de fiscalização para o cumprimento das normas de distanciamento social.

Condomínios

Em relação a condomínios, áreas de uso comum em espaços fechados (salões de festas, academias, brinquedotecas, etc) podem ser utilizadas simultaneamente apenas por pessoas que moram na mesma residência. Nos espaços abertos, o uso é restrito a moradores do condomínio.

Ar-condicionado e ventilação

Estabelecimentos com atividades liberadas, como restaurantes, bares, comércio e de serviços em geral, bancos, academias e clubes sociais, entre outros, precisam manter em dia a limpeza de equipamentos de climatização, além da circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar. A mesma orientação vale para as escolas.

Piora da pandemia

Porto Alegre está entre as sete capitais com taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos superiores a 80%, segundo o Boletim Fiocruz Observatório Covid-19 divulgado na quinta-feira (26). O levantamento traz dados gerais sobre a pandemia no país relativos à semana epidemiológica de 8 a 21 de novembro.

A média diária de internações por covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) de Porto Alegre é a maior em sete semanas. Nos últimos sete dias, ficou em 244,71 pacientes, alta de 4,38% em relação à igual período anterior.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias