Notícias



Seu Problema é Nosso

Família de menina com doença rara luta contra o tempo para conseguir medicamento

Carolina Maria Stuelp Bohnen, três anos, de Tupandi, recebeu o diagnóstico de uma condição neurodegenerativa e precisa de substância importada para começar o tratamento

16/11/2020 - 08h50min

Atualizada em: 16/11/2020 - 08h52min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Menina teve diagnóstico neste ano

Com quase quatro aninhos, a pequena Carolina Maria Stuelp Bohnen, de Tupandi, foi diagnosticada com uma condição rara. Ela sofre com a doença de Batten, ou LCN2, que é neurodegenerativa, ou seja, causa progressivamente perda dos movimentos, deterioração da visão, regressão da fala e digestão, entre outros. 

Para pausar o rápido avanço da doença, a menina precisa de um medicamento que não é disponibilizado pelo SUS. O tratamento, importado dos Estados Unidos para o Brasil, chamado de Brineura (cerliponase alfa), tem um custo elevado. Por isso, os pais de Carol, o industriário Inácio Bohnen, 39 anos, e a dona de casa Sirlei Stuelp Bohnen, 40 anos, lutam contra o tempo para arrecadar o valor.

– Fizemos uma vaquinha online com o valor do tratamento para um ano, pois, quanto mais doses tiver no pedido, mais em conta sairia. No total, precisaríamos de mais R$ 2 milhões para a compra de 24 ampolas. Antes de termos o resultado final, já imaginávamos que os valores do tratamento seriam altos, mas a taxa cambial alavancou o preço – conta o pai. 

Na corrida contra o tempo, a família promove ações e conta com doações espontâneas na vaquinha online. A ideia dos pais é arrecadar o valor suficiente para, pelo menos, iniciar o tratamento: 

– No último orçamento que fizemos, duas doses, o que corresponde a um mês de tratamento, sairia hoje por R$ 275 mil. Acho que, no momento, temos 10% do valor para a primeira compra. 

LEIA MAIS
Cratera que afetava comunidade da Vila Jardim recebe finalização
Ponte danificada interrompe fluxo de veículos em rua de Gravataí
Corrente solidária quer garantir ceia para famílias

Descoberta

Segundo Inácio, os sintomas de que Carol sofria com algum problema apareceram quando ela tinha dois anos. No entanto, com a demora dos exames e, por último, a chegada da pandemia de coronavírus, o diagnóstico da doença rara só veio a conhecimento dos pais em agosto deste ano. 

– Os médicos ainda não tinham uma definição da doença. O agravante foi a pandemia. Em março, tínhamos que entregar exames para o diagnóstico, para ter a resposta, mas acabou demorando. Nesse tempo, Carolina teve a função locomotora afetada. Posso dizer que perdemos isso para pandemia – lamenta Inácio. 

O pai detalha que Carol não possui mais a habilidade de andar sozinha, teve perde de equilíbrio e na mastigação, além de lapsos de cegueira. O medicamento que ela precisa não age na recuperação das funções já perdidas, mas na estabilização do quadro degenerativo. Ou seja, a degeneração ficaria estável, dando qualidade de vida para a menina. 

– O medicamento pode dar um freio na doença, que age no sistema nervoso central da pessoa e que vai desligando as funções aleatoriamente. Ainda dá para salvar o que ela tem – afirma o pai, com esperança. 

Processo

A família Bohnen também recorre à Justiça para conseguir o valor da medicação. Segundo o pai da menina, o processo está em andamento, em fase de análise, pois a doença de Carol deve ser justificada por médicos diante do juiz, com a argumentação da necessidade do tratamento. Ainda não há previsão de quando haverá um respaldo do processo. 

– Nossa corrida é urgente, não só contra o tempo, mas contra tudo – diz Inácio.  

O valor arrecadado será utilizado também para terapias como fisioterapia, fonoaudiologia e terapeuta ocupacional.

COMO AJUDAR

/// É possível doar por meio da vaquinha online.

Doações podem ser feitas via depósito nos bancos:
/// Sicredi, agência 0167, conta 48686-2
/// Caixa, agência 3667, conta 968899859-7, operação 1288
/// Banco do Brasil, agência 4512-8, conta 7955-3
/// Banrisul, agência 0743, conta 390293370-0

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias