Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: um elefante na sala

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

30/11/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Com o tamanho cada vez menor dos apês, é impossível ter um elefante de verdade na sala. E quem faria essa loucura? Calma, é só uma figura de linguagem. As metáforas que eu tanto gosto. São comparações com algo que a gente conhece. Uma relação de semelhança que facilita a compreensão. Dizer que tem um elefante na sala é se referir a um problema enorme, daqueles que não dá pra ignorar. Mas justamente por ser uma situação difícil de resolver é mais confortável fingir que não se vê.

Outra expressão que eu acho interessante é falar que a pessoa parece um elefante numa loja de cristais. Imagina a cena! Vai quebrar tudo ao redor. Pode ter certeza que estão falando de alguém grosseiro e indelicado, com atitudes ou gestos pesados. Pode ser ainda uma pessoa que se sente inadequada num lugar ou ocasião, e não combina com o contexto. Deslocada como um peixe fora d'água, sabe assim? Por outro lado, ter uma memória de elefante é um baita elogio. Quisera eu ter.

Leia outras colunas da Maga 

Barulho

Mas voltando ao elefante na sala. Às vezes, pode ser simplesmente o barulho de um elefante que surge do nada e te pega de surpresa. Tem acontecido seguido aqui em casa. É que chegou um circo em Porto Alegre, e eu moro perto de onde eles estão instalados. O elefante na minha sala é apenas propaganda: o carro de som que passa na rua convidando pra assistir aos espetáculos. Um circo de verdade, dizem eles. Os melhores palhaços! Círculo da Morte! Mágicos, malabaristas e trapezistas! 

O som do elefante é tão simpático que me faz sorrir. Poderia ser a TV ligada em um canal infantil. Por causa da pandemia, desde março eu trabalho de casa. Estou sempre em reuniões por vídeo. A janela aberta, de repente passa o carro de som e lá vem o elefante pra sala. Por um segundo, eu me transporto pra uma arquibancada e espero a cortina de tecido vermelho abrir. Acho que só fui uma vez ao circo quando criança. Um elefante na sala pode ser um sopro de ingenuidade na vida adulta. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias