Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: "Vamo que vamo"

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

09/11/2020 - 10h11min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Essa expressão é uma das minhas preferidas. Assim mesmo, sem os S, bem como se fala (gramática, não me leve a mal). O cantor Thiaguinho tem uma música com o mesmo nome, mas nem se compara ao vamo que vamo da vida real. Aquele que sai da boca quando a gente não sabe mais o que dizer (ou não pode falar o que gostaria). É terra arrasada? Missão impossível? Vontade de dizer umas verdades? Em vez disso, engole em seco e sorri. Brasileiro é assim, um eterno vamo que vamo.

Se for na versão escrita, também funciona. Vamo que vamo diz tudo e nada. Flexível que só vendo, pode ser usado em e-mail de trabalho, bilhetinho surpresa ou mensagem em grupos do Whats (especialmente naqueles em você anda sumida e perde metade das conversas). É um motivacional que cada um entende como quiser. Vamo que vamo levanta a moral da tropa nos momentos difíceis. Passa esperança, positivismo, força, garra, resiliência. Só cuidado: pode ser pura ironia e sarcasmo.

Leia outras colunas da Maga  

Galera

Pensa numa ação em grupo. Vamo que vamo é plural. É galera, turma, time. Mesmo cortando os S, está implícito que tem mais alguém com você. Nem que seja o seu amigo imaginário. Vamo que vamo é todos juntos, sabe-se lá indo pra onde. Se a rotina é uma longa corrida de obstáculos, vamo que vamo é o que dizemos logo após cair e levantar. Que nome maravilhoso pra uma novela, hein? Fica a dica, Globo. O galã não tem química, a protagonista não tem carisma? Vamo que vamo até o capítulo final. 

Deu pra sentir o jogo de cintura? Vamo que vamo tem ziriguidum. É a gente sambando na Sapucaí da vida. Oba! Nota 10 no quesito sobrevivência! Nesse 2020 que ruma pro final, vamo que vamo é enxergar logo ali a faixa de chegada. É respirar fundo e reunir as últimas energias pra estar inteiro no 31 de dezembro. Vamo que vamo tem olheiras maiores que um urso panda (nenhuma maquiagem disfarça). Mas também tem um sorrisinho de vitória. Mais uma semana tá começando. Então é isso. Vamo que vamo. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias