Notícias



Litoral Norte

Com tempo fechado, primeiro fim de semana de proibição de permanência na faixa de areia registra pouco movimento

Policiais militares orientavam frequentadores a não ficarem na faixa de areia em Capão da Canoa

06/12/2020 - 21h39min


Bruna Vargas
Bruna Vargas
Capão da Canoa
Isadora Neumann / Agência RBS
Brigada Militar auxilia na fiscalização em Capão da Canoa

Sem sol e com vento à beira-mar, o primeiro fim de semana de proibição de permanência na faixa de areia foi de movimento tranquilo no litoral norte do Rio Grande do Sul. 

Em Tramandaí, fitas foram usadas para isolar o acesso à faixa de areia, restringindo a circulação ao calçadão. A fiscalização foi reforçada pela Brigada Militar e pelos bombeiros.

Isadora Neumann / Agência RBS
Mesmo com proibição, algumas pessoas ocuparam a faixa de areia em Tramandaí

 Mesmo com as restrições e o tempo pouco convidativo, por volta das 10h do sábado (5), algumas pessoas entraram no mar. Um pequeno grupo estendeu uma canga na areia, contrariando as orientações do governo de não ocupar a área.

Em Capão da Canoa, onde o acesso à beira-mar não estava isolado, a maioria dos que foram à praia limitou-se a circular pelo calçadão, a pé ou de bicicleta. Vestindo um casaco de abrigo e com uma máscara preta no rosto, o aposentado Sérgio Tedesco, 76 anos, abrigou-se do vento ao lado de um totem publicitário para admirar o mar, sozinho. 

 — Vim com a minha esposa, mas ela não é muito chegada em praia. Saí para dar uma caminhada e aproveitei para passar aqui — contou o morador de Caxias do Sul. 

O aposentado não era o único observador naquele ponto do calçadão. A poucos metros dele, a fisioterapeuta Larissa Cardoso, 26 anos, mostrava o mar para o filho de três anos quando foi abordada por dois policiais militares. Eles pediram para que ela e o marido não demorassem na praia e, caso fossem permanecer no Litoral pelos próximos dias, evitassem levar cadeiras ou estender cangas na faixa de areia. 

 — Aproveitamos para vir agora e descansar antes das festas de fim de ano, porque achamos que vai ter muito movimento. Acho que, no calorão, vai ser difícil manter as pessoas fora da faixa de areia — observou Larissa, que viajou de Santa Maria até Capão no começo da manhã. 

Leia outras notícias
Leitos de UTI em hospitais privados estão com lotação máxima em Porto Alegre e Região Metropolitana
Concursos públicos: RS tem mais de 650 vagas disponíveis
Casos de coronavírus entre jovens no RS atingem maior patamar desde o início da pandemia

Além dos policiais militares, pelo menos mais um trio de bombeiros estava atento à movimentação dos turistas, orientados a dispersar aglomerações. A cancha de bocha da área central foi interditada para evitar atividades em grupo no local.

A proibição de permanência na faixa de areia foi determinada pelo governo do Estado em decreto publicado no último dia 30, e deve valer, pelo menos, até o dia 14 de dezembro.  Na semana passada, as prefeituras da região já haviam definido que nenhum município do Litoral Norte fará shows na orla ou nas praças, como ocorria em anos anteriores. As precauções foram adotadas para tentar conter o avanço no número de casos de coronavírus, que tem crescido nas últimas semanas. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias