Notícias



Eu Sou do Samba 

Conheça a Equipe Firme e Forte, que promove ações solidárias na Lomba do Pinheiro 

Colunista escreve para o Diário Gaúcho às quintas-feiras

17/12/2020 - 05h00min

Atualizada em: 19/12/2020 - 00h21min


Liliane Pereira
Liliane Pereira
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Rosa da Mapa e seus amigos já realizaram mais de 30 ações desde o início da pandemia

Embora a pandemia tenha revelado muitas ações sociais, as comunidades mais periféricas ainda sofrem com a carência de auxílio durante todos esses meses de dificuldade.

Para tentar contribuir com essas pessoas, um pequeno grupo de amigos tem se empenhado em ajudar moradores de regiões que abrangem algumas dessas áreas, como Vila Mapa, Quinta do Portal, Ocupação Vitória da Conquista, Campo da Tuca e pequenas ocupações da Lomba do Pinheiro.

O grupo é formado principalmente pela aposentada Rosa Maria Oliveira da Silva, 57 anos, conhecida como Rosa da Mapa, e por Leandro Cristaldo, Emerson de Paula e Riva Fontela, entre outros colaboradores que fazem doações. Eles se autodenominam Equipe Firme e Forte. A liderança é da Rosa, uma das fundadoras da Unidos da Vila Mapa.

Leia mais colunas de Liliane Pereira

Ela conta que, quando percebeu que a dificuldade econômica começou a atingir as pessoas de baixa renda, surgiu a intenção de fazer algo.

 - O meu objetivo foi fazer uma refeição que acolhesse o máximo de pessoas que estavam em situação difícil por conta do desemprego. Então, comecei a pedir alimentos de doação para um almoço solidário. Com a ajuda de amigos, realizei o ato pela primeira vez em 1° de junho, na quadra da Unidos da Vila Mapa. A partir disso, mais pessoas aderiram à causa e ganhamos mais colaboradores e doações  - explica Rosa.

Até agora, foram mais de 30 ações após o início da pandemia em diferentes comunidades, atendendo cerca de 150 pessoas em cada realização. Este mês, a equipe pretende fazer duas ações: dia 19 de dezembro na Vila Vitória da Conquista, perto da Quinta do Portal, e dia 25, na Vila Mapa. As duas serão um almoço solidário com doação de agasalhos e brinquedos para as crianças.

Para isso, eles precisam da nossa ajuda. A Equipe Firme e Forte está angariando doações de alimentos, roupas, brinquedos, entre outras coisas.

—  Qualquer tipo de doação é bem-vinda. Já conseguimos ajudar até famílias que precisavam de eletrodomésticos, cadeira de rodas, muletas, cama hospitalar e outros itens — ressalta a organizadora.

No momento, além das doações para a ação social, está tentando conseguir um rolo de fio de luz de 10mm com 100 metros de comprimento para ajudar duas famílias a fazer a instalação de luz em casa. Eles estão sem energia elétrica por não terem condições de comprar o material.

Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone (51) 98610-3779, com Rosa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias