Notícias



Reforço

Hospital de Clínicas de Porto Alegre aumenta vagas na UTI para covid-19

Secretaria Municipal da Saúde encaminha abertura de mais leitos para evitar esgotamento em janeiro

17/12/2020 - 11h10min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) colocou em operação mais 16 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com covid-19 nesta quarta-feira (16). A partir de agora, o hospital conta com 86 leitos ativos exclusivos para esses pacientes.

São 70 vagas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do bloco B, 12 na Emergência e quatro na UTI Covid Sul. No total, o Clínicas passa a ter 148 leitos de UTI operacionais, 62 deles para casos que não tenham relação com a pandemia.

A lotação geral da UTI do Clínicas, somando outras causas, está em 89,58%. A instituição conta ainda com 40 leitos de enfermaria dedicados à covid-19. Os leitos do Clínicas fazem parte do reforço projetado pela Secretaria Municipal da Saúde para os próximos dias nas vagas em UTIs.

O objetivo é fazer frente à piora na ocupação nos últimos dias. Com os dados atuais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) projeta que, por volta de 11 de janeiro, o sistema hospitalar da Capital chegará ao teto de atendimento.

Abrir mais espaços para UTI, entretanto, é um desafio maior agora, já que há dificuldade para adiar ainda mais atendimentos suspensos nos primeiros meses da pandemia, como tratamentos de câncer e de problemas cardíacos.  

Até o final da tarde desta quarta, havia 299 pessoas com coronavírus nas UTIs da Capital. Esse número é o maior desde 22 de setembro. O percentual de lotação, considerando outras causas, se mantinha em 89,43%.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias