Reforço
Hospital de Clínicas de Porto Alegre aumenta vagas na UTI para covid-19
Secretaria Municipal da Saúde encaminha abertura de mais leitos para evitar esgotamento em janeiro
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) colocou em operação mais 16 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com covid-19 nesta quarta-feira (16). A partir de agora, o hospital conta com 86 leitos ativos exclusivos para esses pacientes.
São 70 vagas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do bloco B, 12 na Emergência e quatro na UTI Covid Sul. No total, o Clínicas passa a ter 148 leitos de UTI operacionais, 62 deles para casos que não tenham relação com a pandemia.
A lotação geral da UTI do Clínicas, somando outras causas, está em 89,58%. A instituição conta ainda com 40 leitos de enfermaria dedicados à covid-19. Os leitos do Clínicas fazem parte do reforço projetado pela Secretaria Municipal da Saúde para os próximos dias nas vagas em UTIs.
O objetivo é fazer frente à piora na ocupação nos últimos dias. Com os dados atuais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) projeta que, por volta de 11 de janeiro, o sistema hospitalar da Capital chegará ao teto de atendimento.
Abrir mais espaços para UTI, entretanto, é um desafio maior agora, já que há dificuldade para adiar ainda mais atendimentos suspensos nos primeiros meses da pandemia, como tratamentos de câncer e de problemas cardíacos.
Até o final da tarde desta quarta, havia 299 pessoas com coronavírus nas UTIs da Capital. Esse número é o maior desde 22 de setembro. O percentual de lotação, considerando outras causas, se mantinha em 89,43%.