Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a primeira mordida

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

04/12/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Na escola, se alguma criança morde o braço do coleguinha é o maior rebuliço. Os pais nunca estão preparados para a primeira mordida. Agora se for mordida de mosquito na perna, já sabe: muitas virão. Adulto ou bebê, ninguém está livre. Já a primeira mordida no seu hambúrguer preferido é puro prazer. Que a temperatura e o sabor estejam exatamente como você guardou na memória. A maciez do pão. A suculência da carne. A crocância da alface e do tomate. A quantidade exata de molho.

Meu hambúrguer número um, o mais adorado do momento, eu não peço por telentrega. Faço questão de ir lá comer pessoalmente pra não frustrar a expectativa. Tem que ser uma experiência perfeita, sabe? Na primeira mordida, o inevitável: meus olhos reviram. Está tudo ali. Aroma, combinação de ingredientes, textura certa. Igual à primeira mordida na batatinha que vem junto. Pode ter certeza que as próximas mordidas também serão inesquecíveis. Desde que você não engula tudo rápido.

Leia outras colunas da Maga 

Boca

Falando nisso, a primeira mordida em um brigadeiro pode ser a última. Nhac! Como julgar quem coloca o doce inteiro na boca só pra provocar uma explosão de alegria? A língua tenta processar a informação, os dentes mal entendem o que está acontecendo. Pode chamar de gula. Ou a festa das papilas gustativas. Por outro lado, algumas pessoas comem tão aos pouquinhos um doce que, de certa maneira, cada mordida é como se fosse a primeira. Demora uma eternidade entre elas. 

A primeira mordida também pode ser tensa. Testar uma receita nova é sempre correr risco. E quando a primeira mordida é um suplício? Te pegam de surpresa, você não gosta daquele prato e vai ter que comer. Pensa positivo. Bebês formam o paladar nas primeiras mordidas. Mordem até cadeira e mesa se deixar. Tudo é descoberta. Menos adulto morder a ponta do lápis (que é estresse). Ou morder a língua falando o que não devia. Chegou mais um fíndi pra gente saborear. Qual vai ser a sua primeira mordida?  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias