Notícias



Benefício

Prazo para retirar o cartão Tri Social, que oferece passagens gratuitas, é prorrogado

Até segunda-feira (21), apenas 28,8% dos 51 mil passes disponíveis haviam sido retirados

23/12/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
A partir da próxima semana, serviço será concentrado no Tesourinha

A situação do transporte público de Porto Alegre é tão delicada, que, ao que parece, os passageiros não querem andar de ônibus nem de graça. Isso porque um projeto lançado pela prefeitura deveria distribuir 51 mil cartões TRI com recargas mensais de 44 passagens durante três meses. Entretanto, o interesse por parte de tem direito ao benefício, até agora, foi baixo. Até segunda-feira (21), somente 14.714 titulares haviam buscado o TRI Social em um dos três pontos disponíveis para isso. O número representa apenas 28,8% dos 51 mil passes disponíveis.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A entrega iria, primeiramente, até o dia 18 de dezembro. Mas, diante da baixa procura, a prefeitura estendeu o prazo para ontem, dia 23. Como a situação mudou pouco de cenário, um novo adiamento foi estudado. E em uma reunião no Paço Municipal ontem, a data foi alterada mais uma vez. Agora, a retirada do TRI Social poderá ser feita até dia 30 de dezembro, quarta-feira da semana que vem.

Porém, hoje é último dia desta semana para fazer a retirada. Depois, a entrega para na véspera e no feriado de Natal, retornando somente no dia 28. No site da prefeitura, há um lista de todos os beneficiários que possuem direito ao TRI Social e em qual local devem retirá-lo. Mas essa lista vale somente até esta quarta-feira (23). Isso porque, na próxima semana, a retirada só poderá ser feita no Ginásio Tesourinha, ponto onde atualmente a maioria dos beneficiados já tem de ir para conseguir o benefício.

Acordo

O TRI Social surgiu de um acordo judicial fechado em setembro pela administração pública com as empresas de ônibus da cidade. Como a pandemia afetou o setor em cheio, os valores de arrecadação estabelecidos na licitação do transporte público, iniciada em 2016, não estavam sendo cumpridos. Assim, os empresários do setor pretendiam recorrer à Justiça. 

Leia também
Concurso da Carris baixou de 240 para 24 vagas: entenda os motivos
Mesmo com forte calor, ar-condicionado dos ônibus da Capital deve ficar desligado para evitar coronavírus

Para evitar todos os impasses burocráticos de um processo, o desembargador Ney Wiedemann Neto sugeriu uma negociação até então inédita para resolver o conflito antes que ação fosse ajuizada. A ideia era que prefeitura e empresas participassem de um processo de mediação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). E assim foi.

Entre os diversos acertos, um deles inclui o repasse de valores. E isso será feito através da reversão de recursos em créditos para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Os cartões do TRI Social só podem ser utilizados fora do horário de pico e pelo responsável pelo grupo familiar, que tem sua biometria facial cadastrada no momento da retirada.

Marco Favero / Agencia RBS

Como funciona

/// O Tri Social é um cartão com créditos exclusivos para ônibus de Porto Alegre. O benefício abrange 51 mil famílias, que estão na primeira faixa do Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico, com renda de até R$ 89 e/ou os beneficiários do Cartão Social da prefeitura.

/// É possível usar das 9h às 16h59min e das 20h às 05h59min.

/// O responsável pelo grupo familiar é quem pode usar o cartão. O usuário é identificado com biometria facial. O uso indevido gera perda do benefício.

/// O cartão dá direito a 44 passagens por mês, sendo recarregável pela prefeitura durante o período de uso, que é de três meses.

/// Saiba se você está entre os beneficiários no site bit.ly/listadotrisocial. A lista está no final da página.

/// Até esta qurta-feira (23), a retirada ainda pode ser feita em três locais, que estão indicados na lista, junto ao nome do beneficiado.

/// Na semana que vem, entre os dias 28 e 30 de dezembro, a retirada só pode ser feita no Ginásio Tesourinha, das 9h às 17h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias