Notícias



Folga prolongada

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre durante o feriadão de Ano-Novo

Bancos e agências dos Correios não terão atendimento ao público na quinta e na sexta-feira

30/12/2020 - 08h44min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Último dia do ano para atendimento ao público nos bancos será na quarta-feira (30)

O feriadão de Ano-Novo, que irá proporcionar quatro dias de folga para muitas pessoas, causará alterações no funcionamento dos serviços em Porto Alegre. O último dia do ano para atendimento ao público nos bancos, por exemplo, será na quarta-feira (30), pois as agências estarão fechadas tanto na véspera de Réveillon (31) quanto no feriado (1º).

O mesmo ocorrerá nas agências dos Correios e do FGTAS/Sine. Já as unidades de saúde e farmácias distritais atenderão em horário reduzido na quinta, mas estarão fechadas na sexta-feira, bem como o Mercado Público.

Assim como no feriado de Natal, as lojas e os supermercados não devem abrir no dia 1º. Os ônibus circulam com tabela horária de dias úteis na quinta, enquanto que na sexta a tabela vigente será a de domingos e feriados. 

Já os trens operam com tabela horária especial na véspera e, em 1º, 2 e 3 de janeiro, com horários de domingos e feriados.

Confira os horários de funcionamento

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas para atendimento na véspera de Réveillon (31) e no feriado (1º). Sendo assim, o último dia para atendimento ao público com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias será quarta-feira (30).  

As contas que vencem no feriado podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também poderão utilizar os canais alternativos, como internet banking e mobile banking, além dos caixas eletrônicos, para realizar transações financeiras.

Comércio

O Sindilojas Porto Alegre informa que as lojas da Capital poderão funcionar das 9h às 19h na quinta-feira (31), mas estarão fechadas no feriado de Ano-Novo. Nos demais dias, inclusive durante o fim de semana, os estabelecimentos seguirão funcionando em horário normal.

Correios

Não haverá atendimento nas agências nem na Central de Atendimento dos Correios (CAC) em 31 de dezembro e 1º de janeiro. Segundo a empresa, as unidades voltarão a funcionar normalmente para atendimento ao público somente na segunda-feira (4). Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações nesse período, os clientes devem acessar o site da empresa

Nos demais dias, os horários de funcionamento seguem normais: das 8h às 20h entre segunda e sexta-feira, das 8h às 14h nos sábados e sem expediente aos domingos. No sábado (2), algumas unidades da Capital estarão abertas, confira os endereços: 

  • Agência Avenida Otto Niemeyer (Avenida Otto Niemeyer, 2.533, loja 2, Tristeza), das 9h às 13h
  • Agência Porto dos Casais (Rua Demétrio Ribeiro, 1.164, loja 2, Centro), das 9h ao meio-dia
  • Agência São Jorge (Avenida Bento Gonçalves, 2.873, Partenon), das 9h ao meio-dia

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriadão: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

As agências e postos de atendimento da CEEE seguem fechadas por determinação judicial em decorrência da pandemia, mas todos os serviços estão disponíveis 24 horas pelos canais digitais: Agência Virtual ou telefone 0800-721-2333, que também atende registro de emergências.

Os atendimentos de falta de energia e de urgências funcionarão normalmente na véspera de Réveillon (31) e permanecem em regime de plantão no feriado (1º), bem como durante o fim de semana. Em caso de falta de luz, os clientes podem enviar um torpedo para 27307 com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), localizado no canto superior direito da fatura de energia.

Mercado Público

A Associação do Comércio do Mercado Público (Ascomepc) informa que haverá alterações no horário de funcionamento durante a semana do feriadão de Ano-Novo: na quarta (30), o mercado estará aberto das 7h30min às 19h30min; na véspera das festividades (31), das 7h30min às 17h; e no sábado (2), das 7h30min às 18h30min. Já no feriado (1º) e no domingo (3), o estabelecimento permanecerá fechado.

Supermercados

De acordo com o acordo coletivo de trabalho 2020/2021 do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados de Porto Alegre estarão fechados na sexta-feira (1º), mas devem abrir normalmente na véspera de Réveillon (31).

Saúde

Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas durante todo o feriadão. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica também seguirão funcionando. 

As unidades de saúde e farmácias distritais estarão atendendo até o meio-dia de quinta (31), permanecendo fechadas no feriado (1º) e retomando o atendimento somente na segunda-feira (4), a partir das 7h ou 8h, conforme o planejamento de cada serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº) 
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil) 

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661, Independência)

Agências FGTAS/Sine

As agências FGTAS/Sine estarão fechadas na véspera de Réveillon (31) e na sexta-feira (1º). Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), nas unidades do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). Como as instituições não funcionam durante o fim de semana, o atendimento será retomado na segunda-feira (4).

Ônibus

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus da Capital vão operar com tabela horária de dias úteis na quinta-feira (31), enquanto que na sexta-feira (1º) a tabela vigente será a de domingos e feriados. No sábado (2) e no domingo (3), as linhas circularão conforme seus respectivos horários. Todas as tabelas podem ser consultadas no site da EPTC ou por meio do aplicativo Tri POA.

Trensurb

Na véspera de Ano-Novo (31), os trens da Trensurb operam de acordo com uma tabela horária especial, que busca adequar a oferta de viagens à demanda reduzida na data, especialmente no turno da tarde. O intervalo entre os trens neste dia varia de sete a 26 minutos. 

Já em 1º, 2 e 3 de janeiro, os trens circulam conforme tabela de domingos e feriados, com viagens de 20 em 20 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos, e de 23 a 25 minutos após as 20h. Todos os horários estão disponíveis neste site.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias