Notícias



Ensino superior

Alunos da UFRGS reclamam de dificuldades na matrícula para o próximo semestre

Sistema de ensino remoto teria congelado o ordenamento dos alunos, prejudicando a possibilidade de ingressar em algumas disciplinas

05/01/2021 - 11h34min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Diego Vara / Agencia RBS

Alunos da Universidade Federal do RS (UFRGS) têm enfrentado dificuldades para fazer ajustes em suas planilhas de horários e reservar vagas em disciplinas necessárias para dar prosseguimento aos seus cursos no próximo semestre - que, em razão da pandemia, será o segundo de 2020. Conforme relatos colhidos pela reportagem, tem ocorrido um problema que impede que os estudantes se inscrevam nas disciplinas correspondentes ao semestre no qual estão ingressando.  Com isso, precisam ou se matricular em disciplinas fora da ordem normal ou congelar o procedimento. 

A dificuldade começou nesta segunda-feira (4), quando foram divulgados os resultados dos pedidos de matrículas feitos pelos estudantes ainda em dezembro, e iniciou-se o período de ajustes de horários. Em geral, há um período para ampliação de vagas após a fase das matrículas, para que os estudantes possam ser realocados conforme suas necessidades. No entanto, a UFRGS admite que esta etapa não foi prevista  em razão do calendário cheio. Assim, pulou-se da fase das matrículas para os ajustes, que segue até dia 7 de janeiro e tem esbarrado em turmas já lotadas.

Em razão da quantidade de reclamações, o assunto é um dos mais comentados no Twitter no Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira.  

— Em virtude do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a UFRGS optou por congelar o ordenamento dos alunos, que é o requisito para conseguir ou não as vagas, então estão no sistema com semestres anteriores aos das cadeiras cursadas — afirma Felipe Junges, presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção da UFRGS (DAProd).

Ou seja, um aluno que consta estar no quinto semestre, pode já ter concluído todas cadeiras e solicitar cadeiras do sexto, mas não conseguir, interrompendo um semestre inteiro de formação.

— Estas situações ocorreram em semestres anteriores, porém, os alunos podem entrar com um processo interno e a universidade inclui o aluno em alguma turma, caso seja do seu semestre— observa Junges — Mas neste ano, com o Ensino Remoto, isso não está sendo feito.

Frederico Gonçalves, presidente do Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR), que representa os alunos de Direito, diz que a informação que chega aos centros acadêmicos é de que os departamentos das faculdades não foram autorizados para fazer o reajuste e a ampliação de vagas nas turmas, o que estaria originando o problema. 

— Há movimentação por parte dos Centros Acadêmicos e Diretórios para resolver as questões burocráticas individuais de cada unidade, mas nos parece que esse tipo de problema parte de uma desorganização da própria universidade — aponta Gonçalves.

Em um posicionamento publicado no final da tarde desta segunda-feira, a UFRGS esclarece que a ausência de uma etapa de ampliação de vagas antes do resultado dos pedidos de matrículas se deve ao calendário apertado para a realização do processo. Esta etapa será realizada posteriormente aos pedidos de ajustes, de 8 a 13 de janeiro. A universidade orientou que os acadêmicos devem fazer seus pedidos de ajuste de matrícula dentro do prazo previsto e aguardar o resultado. A nota completa está neste link

Últimas Notícias