Notícias



Calendário de ensino

Aulas presenciais serão retomadas em 22 de fevereiro na rede municipal de Porto Alegre

Ano letivo de 2020 termina nesta sexta-feira (8), enquanto protocolos para volta dos alunos às escolas, que deverão contar com rodízio, estão em elaboração

06/01/2021 - 08h56min


Félix Zucco / Agencia RBS

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) divulgou nesta terça-feira (5) o calendário escolar da rede municipal de ensino de Porto Alegre, encerrando o ano letivo de 2020 e marcando a retomada de aulas presenciais.

Segundo a titular da pasta, Janaina Audino, o ano letivo de 2020 será concluído nesta sexta-feira (8), com a validação das 800 horas/aula de ensino remoto. A partir daí, começa o planejamento para o ano letivo de 2021, com aulas presenciais começando em 22 de fevereiro.

— Entendemos que quanto mais cedo terminarmos 2020, mais cedo poderemos começar o ano letivo de 2021. Teremos mais tempo para planejar dentro da secretaria e junto às escolas o retorno das aulas presenciais em 22 de fevereiro, com todos os cuidados devidos e protocolos — disse Janaina.

O calendário vale para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede. Ainda não foi aprovado o calendário da Educação Infantil das escolas comunitárias.

Mas a secretaria ainda não tem pronto o esquema de volta às salas de aula, que deverá respeitar a lotação dos espaços, o distanciamento entre alunos, professores e servidores e provocar até a adaptação de espaços pouco ventilados. Esse trabalho está em andamento e deve ser finalizado até o final de janeiro.

— Estamos propondo uma volta às aulas com prioridade para alunos que não tiveram contato com escolas ao longo do ano. Deveremos encaminhar um rodízio para tentar atender a todos os estudantes. Esse número ainda será levantado — diz a secretária

Ela reconhece que mudanças estruturais serão necessárias em algumas escolas para melhorar a ventilação e contribuir para conter eventual contaminação pelo coronavírus. Para isso, haverá estudo técnico com arquitetos caso a caso, considerando quantos alunos cada sala poderá receber, levando em conta o necessário distanciamento.

CALENDÁRIO 2021

  • 11/1 a 9/2 - Férias escolares
  • 10, 11 e 12/2 - Planejamento e elaboração do calendário
  • 18 e 19/2 - Formação pedagógica (em planejamento)
  • 22/2 - Retorno das aulas presenciais

MAIS SOBRE

Últimas Notícias