Notícias



Receita do Leitor

Cheesecake abrasileirada da Mafe: aprenda a preparar uma sobremesa fácil

Maria Fernandes Chaves, de Porto Alegre, faz uma versão do doce sem ovos e farinha

13/01/2021 - 17h29min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Doce é bonito e saboroso

Moradora do bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, a estudante de Jornalismo Maria Fernanda Chaves, a Mafe, 20 anos, conta como preparar uma cheesecake de frutas vermelhas prática e simples. 

A cheesecake, ou bolo de queijo, é uma sobremesa muito apreciada nos Estados Unidos. A receita, ao longo da história, sofreu diversas modificações até chegar à versão mais recente, adaptada em Nova York. 

LEIA MAIS
Saiba como fazer um brigadeiro de cerveja
Focaccia da Flavinha: aprenda a fazer um aperitivo de origem italiana
Suco energético da Juliette  

– A cheesecake tem algumas dicas que são importantes para conseguir atingir a textura desejada do creme. Essa versão é “abrasileirada” e leva creme de leite e leite condensado e não é como a receita tradicional, com ovos e farinha. É uma versão mais prática e fica muito boa – explica Maria Fernanda.

A estudante de Jornalismo tem um perfil no Instagram com conteúdos culinários e conta que faz a cheesecake muitas vezes para a família. 

– Eu adaptei a receita em cima de outras que vi na internet – conta. 

MEU SEGREDINHO
/// Para que a textura do doce fique consistente, Mafe explica que é necessário que o creme de leite seja gorduroso:
– Para a cheesecake ficar encorpada, além do cream cheese, é importante que o creme de leite seja em lata, ou que tenha uma porcentagem de gordura maior: pode ser tanto aquele creme de leite líquido, vendido em garrafa, quanto os encontrados em mercado, vendidos em caixinhas, que possuem mais gordura. 

INGREDIENTES

Massa
✔ 1 pacote de bolacha maisena (140g)
✔ 3 colheres (sopa) de manteiga (60g)

Creme
✔ 1 caixa de leite condensado (395g)
✔ 1 lata de creme de leite (200g)
✔ 2 potes de cream cheese (300g)
✔ 1 colher (chá) de suco de limão

Calda de morango
✔ 1 bandeja de morangos (250g)
✔  1 copo americano de açúcar refinado, ou cristalizado (200g)
✔ 1 colher (chá) de suco de limão

MODO DE PREPARO

/// Massa: triture as bolachas em um processador. Caso não tenha, pode ser no liquidificador ou quebrando as bolachas dentro de um plástico, com o auxílio de uma garrafa ou rolo. Misture aos poucos a manteiga derretida na bolacha triturada até formar uma farofa úmida. Em uma fôrma, transfira a farofa úmida. Para nivelar a base do doce, utilize uma colher ou um copo de vidro. Reserve.

/// Creme: em uma batedeira em velocidade alta, bata os dois potes de cream cheese e a lata de creme de leite.

/// Acrescente na mistura uma lata de leite condensado mexido com o suco de limão. Misture bem. Transfira a mistura para dentro da massa que está na fôrma e leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

/// Para saber se a cheesecake está pronta, encoste com sutileza a parte de baixo de uma colher na superfície do creme. Se estiver firme e o colher sair limpa, já é possível retirar do forno. Deixe esfriar por 5 horas.

/// Cobertura: no liquidificador, bata os morangos e transfira para uma panela, junto com o açúcar. Mexa até a calda engrossar.  Desligue o fogo e acrescente o suco de limão. Deixe esfriar e coloque em cima da cheesecake fria. Após, desenforme com cuidado. 

RENDIMENTO: 12 fatias   
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Vitória Fagundes

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias