Notícias



Calorão

Com temperatura de 32ºC e sol forte, pintores improvisam guarda-sol em andaime de obra de prédio de Porto Alegre

Além do filtro solar e equipamentos de proteção individual, dupla pendurou um guarda-sol para se abrigar durante o trabalho

08/01/2021 - 08h44min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
João Luiz Fernandes da Silva, 53 anos, e Marcelo Lima Negreiro, 37 anos, com o guarda-sol no andaime

Os termômetros de rua registravam 32ºC no começo da tarde desta quinta-feira (7) em Porto Alegre. Para quem trabalha em um ambiente climatizado, as altas temperaturas não são um problema. Mas muitos profissionais sofrem com a exposição solar e o calor da Capital. Pendurados em um andaime móvel no 11° andar de um prédio no bairro Menino Deus, dois pintores improvisaram um guarda-sol de cor verde neon para se proteger do sol. 

— A gente usa o protetor solar que a empresa nos dá, mais a máscara e todos os EPIs (equipamentos de proteção individuais). Tudo isso ajuda a ficar ainda mais quente. Para nós não torrar no sol colocamos o guarda-sol para se poupar um pouco do calorão —  contou João Luiz Fernandes da Silva, 53 anos.

Acompanhado do colega Marcelo Lima Negreiro, 37 anos, e mais uma equipe de profissionais, os dois estão trabalhando na recuperação e pintura da fachada de um prédio na Avenida Erico Verissimo. A obra atrasou devido à pandemia e a temporada de altas temperaturas está desafiando os funcionários.

— O protetor (solar) é importante, mas o guarda-sol ajuda a proteger mais. Ele não atrapalha em nada no andamento do serviço — comentou Negreiro. 

A médica dermatologista Lyane Minuzzi elogiou a atitude da dupla. Além disso, reforçou a recomendação quanto ao uso do protetor solar e de roupas com tecidos que protegem contra os raios ultravioleta:

— Quanto mais proteção, melhor. Nessa época onde a radiação está cada vez mais elevada é importante abusar na proteção. 

A médica recomenda ainda duplicar o consumo de água durante dias quentes, como nesta quinta-feira:

— Se eles lembrarem de se hidratar bastante será melhor ainda — finalizou.

A dermatologista Juliana Fonte também reforçou a recomendação do consumo de água para hidratação do corpo durante dias quentes. Ela conta que ouviu a entrevista dos funcionários durante o Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, e ficou contente em saber da preocupação dos dois com os cuidados na exposição ao sol:

— Adaptar um guarda-sol nessa situação de trabalho é louvável. Temos uma barreira física que além de proteger do sol ajuda a diminuir o calor. Um chapéu ou boné também pode auxilie nesses casos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias