Notícias



 Pandemia 

Estado terá mais 168 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Previsão é de que as vagas sejam liberadas nas próximas semanas

08/01/2021 - 09h53min


Eduardo Matos
Eduardo Matos
Enviar E-mail
Renata H. G. Eidelwein
Novos leitos estão em 11 hospitais de cinco municípios

O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (7) a ampliação no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para doentes de coronavírus. A partir das próximas semanas, ainda sem data definida, serão mais cem vagas em hospitais para tratamento da covid-19, entre novas e reativadas. Também estão garantidos outros 68 novos leitos de retaguarda operacional, ou seja, que podem ser habilitados conforme a necessidade.

As vagas estão distribuídas em 11 hospitais, nos municípios de Porto Alegre, Osório, Cruz Alta, Pelotas e Canoas. O Estado tem, hoje, 2.640 leitos de UTI. Desses, segundo dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) desta quinta, 2.027 estão ocupados, o que representa 76,8%.

— Esses leitos foram pactuados entre a Secretaria da Saúde e municípios, e serão de fundamental importância durante os próximos meses de verão, uma vez que projetamos um aumento do número de casos de covid-19 — disse o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. — Preferimos não precisar usar essas vagas, mas teremos o suporte necessário para a garantia de acesso aos pacientes. Reiteramos o pedido à população de seguir os protocolos de distanciamento controlado — acrescentou.

O governo do Estado disponibilizou equipamentos aos hospitais Vila Nova, Restinga, Universitário de Canoas e Pronto-Socorro de Porto Alegre para concretização da abertura dos novos leitos de UTI. O único hospital da lista que ainda possui alguma pendência para colocar os leitos em funcionamento é o Beneficência Portuguesa, que depende da liberação de alvará sanitário.

Leitos novos e reativados

Hospital São Vicente de Paulo (Osório) - 10
Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta) - 10
Hospital Universitário São Francisco (Pelotas) - 10
HPS de Porto Alegre- 10
Hospital Vila Nova (Porto Alegre) - 16
Hospital Restinga (Porto Alegre) - 10
Hospital Universitário (Canoas) - 15
Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre - 19

Leitos operacionais de retaguarda

Hospital Cristo Redentor (Porto Alegre) - 18
Santa Casa de Porto Alegre - 30
Hospital de Clínicas (Porto Alegre) - 20


MAIS SOBRE

Últimas Notícias