Notícias



Falta de oxigênio

Governo do RS coloca leitos à disposição para receber pacientes de hospitais de Manaus em colapso

Embora tenha disponibilizado sua rede, o Estado ainda não recebeu nenhum pedido amazonense para uso das vagas

14/01/2021 - 21h35min


Débora Cademartori
Débora Cademartori
Enviar E-mail
Michael DANTAS / AFP
Devido ao coronavírus, parte das unidades de saúde da capital amazonense zerou o estoque de oxigênio, essencial aos doentes

O Estado do Rio Grande do Sul se colocou à disposição para receber pacientes de hospitais de Manaus (AM) que estão enfrentando colapso em seu estoque, incluindo a falta de oxigênio em leitos clínicos. Embora tenha disponibilizado sua rede, o governo gaúcho ainda não recebeu qualquer pedido para uso dos leitos no RS. Quem está fazendo o remanejamento, além do governo amazonense, é o Ministério da Saúde.

— Coloquei o RS à disposição para o que puder ser feito no sentido de ajudar os nossos irmãos do Amazonas. Estamos numa outra ponta do país, mas a solidariedade que o momento exige supera qualquer distância. Se for necessário, o RS está a postos — afirmou o governador Eduardo Leite.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Por causa do coronavírus, o consumo de oxigênio em unidades de saúde de Manaus aumentou e, nesta quinta-feira (14), profissionais que atuam no combate à covid-19 denunciaram que parte dos hospitais zerou o estoque do insumo, que é essencial para o tratamento de pacientes internados com a doença.

O secretário da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, confirmou que o Estado passa por uma crise no abastecimento de oxigênio. Campêlo disse que o Ministério da Saúde, o governo amazonense e as Forças Armadas estão trabalhando no apoio logístico para a entrega de oxigênio para a rede estadual, com o transporte do gás de outros Estados para a região.

Leia também
Porto Alegre vacinará cerca de 280 mil pessoas até abril, diz Sebastião Melo
Vacinas contra coronavírus devem chegar ao RS em 20 de janeiro, projeta governo do Estado

No Rio Grande do Sul, segundo painel disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde, a taxa de ocupação na rede pública é de 77% em leitos de UTI adulto e, na rede privada, de 85,5%. Sobre os leitos clínicos específicos para a covid-19, a taxa de ocupação é de 24%.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias