Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "Quando não rola equilíbrio, agimos pelo medo"

Colunista escreve aos sábados no Diário Gaúcho

16/01/2021 - 05h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

A pressão não muda ninguém. Pode amolecer ou revelar, mas ninguém muda de fato, somos o que somos. Assim como se você pegar abóbora e colocar numa panela de pressão, ela até pode se desmanchar, mas a fibras e gosto de abóbora continuam lá. Porém, se você colocar uma pedra na panela de pressão, ela pode ficar lá por horas, o gás vai acabar, a água vai secar e nada vai mudar. A natureza da abóbora é ficar mais macia após um período de pressão, a natureza da pedra não é essa. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A pandemia tem sido nossa panela de pressão social. Alguns são abóboras e outros são pedras. Não estou nem fazendo juízo de valor. Alguns se desmancham e não conseguem ter firmeza para enfrentar as dificuldades, outros ficam duros e insensíveis. Não existe certo e errado, existe o equilibrado e o desequilibrado. 

Medo

Quando não rola equilíbrio, agimos pelo medo. Independe se você fica rígido demais ou muito derretido, é o medo do inesperado que comanda. Algumas pessoas, em gestos inconsequentes, ignoram que podem ser condutores inconscientes da foice da morte ao se expor ao vírus. Essas mesmas pessoas, depois, lamentam não ter nem a chance de se debruçar sobre o caixão para lamentar a partida precoce de pessoas amadas. Mas, mesmo assim, batem no peito e afirmam que o medo da covid é exagero. Essas são as pedras que não amolecem diante da pressão, e não existe mérito nisso. Aliás, é misto de burrice mortal com teimosia suicida. 

Leia outras colunas de Manoel Soares

Por outro lado, estou vendo alguns que, ao ver tudo o que a pandemia causou, se escondem da vida em uma covardia tão letal como o vírus. São pessoas que já estavam pré-dispostas a não ir à luta, e a pressão da pandemia só derreteu ainda mais qualquer chance de iniciativa. Filhos passando fome, aluguel atrasado, botijão vazio, e eles colocam a culpa na doença. Essa pessoas já foi contaminada por um vírus, talvez, mais perigoso que a covid-19, o vírus da preguiça paralisante que aos poucos evolui para um conjunto de argumentos que culpam o mundo para fugir das responsabilidades. 

Pandemia é pressão. E nós, somos o quê nessa panela?


MAIS SOBRE

Últimas Notícias