Notícias



Avanço da pandemia

"Podemos aumentar mais cem leitos de UTI, se necessário", diz secretário da Saúde da Capital

Mauro Sparta demonstra preocupação com o reflexo das aglomerações de fim de ano

06/01/2021 - 08h50min


Eduardo Matos
Eduardo Matos
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS

Com temor de aumento de internações em UTIs em razão das aglomerações das festas de final de ano, o secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, esteve reunido nesta terça-feira (5) com o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. O objetivo foi saber da possibilidade de ampliação de leitos para pacientes graves na Capital em caso de necessidade. Segundo Sparta, há previsão de reabilitação de leitos que haviam sido destinados para outros pacientes quando ocorreu o arrefecimento da pandemia.

— Podemos aumentar em mais cem leitos de UTI, se necessário — disse o secretário.

Além dessas reabilitações, segundo Sparta, serão abertos 15 novos leitos no Hospital Vila Nova e outros 10 no Hospital da Restinga.

— Nós estamos nos antecipando em razão da possibilidade de aumento de internações. Para nós, é uma surpresa essa redução (de pacientes com coronavírus em UTIs nas últimas semanas). Com o início das festas, lá por 22 de dezembro, a gente achou que teria rebote nas UTIs. E está diminuindo. Mas temos que nos preparar — sustenta o titular da Saúde municipal.

Para esta quarta-feira (6), está marcada uma reunião com a direção do Hospital Conceição para debater a possibilidade de aumento de leitos em caso de necessidade.

Porto Alegre tinha, nesta terça-feira, 687 pacientes internados, ante uma capacidade de 814 leitos para covid-19 e outras doenças. A taxa de ocupação geral de vagas de UTI estava em 85,88%.

Receba um boletim diário com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para ter acesso ao conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença


MAIS SOBRE

Últimas Notícias