Três bairros de Porto Alegre poderão ficar sem água nesta segunda e terça-feira - Notícias

Versão mobile

 
 

Obras11/01/2021 | 11h00

Três bairros de Porto Alegre poderão ficar sem água nesta segunda e terça-feira

De acordo com a prefeitura, serviços de interligação de redes de água estão programados pelo Dmae e afetam bairros Ipanema, Aberta dos Morros e Bom Fim

Três bairros de Porto Alegre poderão ficar sem água nesta segunda e terça-feira Luciano Moraes/Agencia RBS
Foto: Luciano Moraes / Agencia RBS
GZH
GZH

Três bairros de Porto Alegre poderão ficar sem água durante esta segunda (11) e terça-feira (12). Isso porque o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizará serviços de interligação de redes de água na Zona Sul e no Bom Fim.

Nesta segunda, haverá obras para entroncamento de redes na esquina das ruas Tiago com Adão Pinheiro da Silva. Com isso, poderá faltar água em parte dos bairros Ipanema e Aberta dos Morros nesta manhã, e a previsão de normalização é entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira.

Já na terça, uma nova rede de água e a rede existente serão entroncadas na Avenida Ramiro Barcelos, esquina com a Rua Cesar Lombroso. O abastecimento poderá ser interrompido a partir das 8h30min, para uma parte do bairro Bom Fim. O retorno deve ocorrer a partir da noite.

A orientação da prefeitura é de que se faça reserva de água para uso básico, em função do calor, e também porque a previsão é de que os trabalhos se estendam por cerca de oito horas em cada um dos dias. Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, pois a distribuição só reinicia após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível de água suficiente para bombear. Caso contrário, os motores queimam. 

Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, o forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando a normalização nesses locais.

O Dmae ainda alerta para o aspecto da água no momento de normalização do serviço, que poderá estar turvo ou não transparente. Isso se dá em função do arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue para o número 156, opção 2.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros