Notícias



Seu Problema é Nosso

Aposentada de Eldorado do Sul sofre a espera por cirurgias 

Desde 2019, a dona de casa aguarda pela cirurgia de retirada da vesícula e da remoção da catarata

08/02/2021 - 09h35min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Linda tem apenas 10% da visão.

Há cerca de um ano e meio, a aposentada dona de casa Linda Marcia Alves de Mattos, 54 anos, de Eldorado do Sul, aguarda pela colecistectomia – cirurgia para a retirada da vesícula – e pela facectomia – remoção da catarata. 

Com apenas 10% da visão decorrente da retinopatia – complicação ocular quando há excesso de glicose no sangue, danificando os vasos sanguíneos dentro da retina – e com dificuldades para se alimentar, Linda precisa tomar medicamentos para amenizar as dores. Além disso, ela ainda enfrenta outros problemas de saúde. Segundo o seu marido, o pedreiro Roberto Gomes de Oliveira, 53 anos, ela é diabética e realiza hemodiálises semanalmente. 

Leia Mais:
Aposentada com Parkinson volta a receber recurso para compra de medicamento
Do auxílio emergencial para o açaí: a história de quem usou o benefício para empreender
Rua sem asfalto gera incômodos a moradores de Viamão

Diante das complicações, Linda foi ao médico clínico geral do posto de saúde da região, no dia 6 de setembro de 2019, para ter o encaminhamento cirúrgico para os dois procedimentos. Desde então, ela segue sem a confirmação das cirurgias e, consequentemente, sem receber o tratamento. 

– Mandaram aguardar após o encaminhamento à Secretaria de Saúde. Faz um ano e meio e, até agora, nada. Nenhum hospital entrou em contato. Além dela ter uma catarata agressiva e muitos sangramentos decorrentes da diabete, ela precisa também tirar a vesícula – relata Roberto. 

Incômodos 

Enquanto Linda espera pelas cirurgias, Roberto vê a saúde de sua esposa piorar e fica preocupado. Segundo ele, são frequentes as dores que a aposentada sente no coração e no abdômen. 

– Ela anda extremamente abatida com a situação da visão, tem constantes dores e é hipertensa. Imagina se chega a ficar sem visão! Quanto ao problema na vesícula, ela não pode tomar nem um copo de água que já vomita – lamenta a situação da companheira. 

Por conta dos incômodos, Linda não consegue realizar atividades simples. Comer ou tomar banho sozinha são afazeres para os quais ela, agora, precisa de ajuda. 

– Eu preciso estar com ela para tudo. Infelizmente, temos que aguardar pelo hospital. Ela era uma mulher que fazia tudo dentro de casa e, hoje, não consegue mais. Tudo isso porque está muito debilitada – finaliza Roberto. 

SMS alerta para atualização de contato

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Eldorado do Sul afirmou que “a data de solicitação da retinopatia em setembro de 2019 foi cancelada pelo sistema por não conseguir contato com o paciente”. A pasta explicou que, em outubro de 2020, “ foi solicitado um novo procedimento, que já está autorizado e aguarda agendamento, o que depende do Estado”. 

Sobre a cirurgia para a retirada da vesícula, a SMS informou que o procedimento está autorizado pelo órgão, mas, no momento, também “ aguarda agendamento do Estado e vaga no hospital”. O órgão alertou que “cabe considerar que para este procedimento foi indicado apenas para o Hospital de Clínicas pelas comorbidades da paciente”. Porém, esta cirurgia “ foi apenas solicitada em 17 de dezembro de 2020 pelo médico responsável”. A média de espera é de 75 dias. 

A SMS ainda mencionou que Linda realizou a primeira consulta no Hospital Restinga e Extremo Sul, na Capital, conforme consta no registro “ de outro procedimento idêntico”. A pasta salientou que é importante que a paciente mantenha o cadastro atualizado para contato. 

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressaltou que “o Estado não regula cirurgias, apenas a primeira consulta eletiva para oferta em Porto Alegre”.

Produção: Vitória Fagundes 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias