Notícias



Transporte público

Com cogestão e decreto, limite de lotação dos ônibus não será alterado em Porto Alegre

Sistema permite à prefeitura municipal flexibilizar restrições estabelecidas pelo sistema de distanciamento controlado do governo estadual

24/02/2021 - 09h20min


Eduardo Paganella
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Coletivos podem circular com o total de passageiros sentados e mais 20 em pé em ônibus comuns, como já acontecia

O aumento da pressão nos sistemas de saúde e o recrudescimento das medidas de restrição de atividades não vão alterar momentaneamente os limites de lotação no transporte público de Porto Alegre. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os coletivos poderão circular com o total de passageiros sentados, e mais 20 passageiros em pé em ônibus comuns, ou 30 em ônibus articulados. Esse limite de pessoas já estava em uso nos últimos dias. 

De acordo com a EPTC, apesar da cidade se encontrar em bandeira preta, o modelo de cogestão permite a adoção de protocolos estaduais da bandeira vermelha. Nessa condição, os coletivos podem circular com 50% da capacidade total, ou seguindo uma normativa municipal. Essa segunda condição é a atualmente adotada pelo órgão.

Conforme a normativa, o "transporte coletivo de passageiros deverá ser realizado apenas com o uso de máscara, pelos operadores e usuários, além da capacidade de passageiros sentados, a lotação máxima de passageiros em pé limitados a 20 (vinte) nos ônibus comuns e a 30 (trinta) nos ônibus articulados, sendo vedado o embarque nos veículos que atingirem esse limite".

O diretor-presidente da EPTC Paulo Ramires destacou que, com a redução das atividades econômicas, a demanda por ônibus deve cair nesta semana.

— Cada município tem uma característica diferente do transporte público. A redução das atividades comerciais vai fazer muitos ficarem no home office. Isso vai diminuir a demanda —  destacou.

Conforme Ramires, nessa segunda-feira, houve uma redução de 8% na demanda média dos últimos dias. A EPTC informou que vai reforçar os ônibus entre o final da tarde e início de noite. Além disso, houve um aumento nas ações de limpeza e fiscalização dos coletivos para evitar aglomerações nos ônibus. Ramires ponderou que não acredita em aglomerações nos ônibus, mas não descarta que algum caso ocorra de forma isolada. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias