Cris Silva: "Tem que escovar desde cedo" - Notícias

Versão mobile

 
 

Lá em Casa26/02/2021 | 00h15Atualizada em 26/03/2021 | 14h42

Cris Silva: "Tem que escovar desde cedo"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

Cris Silva: "Tem que escovar desde cedo" Agência RBS/Agência RBS
Cris Silva Foto: Agência RBS / Agência RBS

Outro dia deparei com uma informação que me deixou surpresa. Uma pesquisa realizada pelo IBGE e Ibope, aqui no Brasil, mostrou que 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias. E mais: 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente! É inacreditável: se, por um lado, o Brasil é o país com mais dentistas, por outro, estamos na primeira posição da fila de pessoas desdentadas. Isso é muito triste. Viver sem dentes mexe com a autoestima, com a saúde e com todos os problemas que podem vir junto. O fato é que os cuidados com os dentes devem começar desde cedo.

Leia outras colunas da Cris Silva

Palavra da especialista

Conversei com a dentista Karin Hartfelder Voltz e separei algumas dicas importantes para cuidarmos dos dentes dos nossos brasileiros desde pequeninhos.

/// Os cuidados com a saúde bucal da criança começam a partir do surgimento do primeiro dente do bebê. Ao aparecimento do primeiro dente, já é recomendado o uso de escova dental e pasta de dente com flúor (no mínimo 1000 ppm).

/// O tamanho da escova deve ser compatível com a boca do bebê. A quantidade de creme dental deve ser do tamanho de um grão de arroz, e não deve exceder a duas vezes ao dia nos bebês.

/// A escovação é feita pelos pais ou responsáveis até que a criança tenha coordenação suficiente para realizá-la de forma efetiva. Mesmo que haja choro ou birra durante a escovação ela não deve se negligenciada, faça com que o momento da escovação seja divertido e atraente para o bebê.

/// Importante o uso do fio dental nos dentes que estiverem muito próximos. Faça o melhor possível pois sabemos que a higiene com qualidade nas crianças não é uma tarefa fácil.

A higiene bucal é um procedimento rotineiro aparentemente simples, mas que precisa receber uma atenção especial. Os mitos sobre a escovação correta vão desde a frequência com que devemos limpar os dentes até qual a escova mais adequada. A falta de informação, muitas vezes, leva pessoas a cometerem deslizes que, por mais insignificantes que possam parecer, acabam por comprometer a saúde da boca.<!-- NICAID(11340915) -->
Cuidados começam a partir do primeiro denteFoto: Tamas Panczel - Eross / Shutterstock

/// Tão importante quanto a higiene dos dentes é a alimentação da criança. A introdução de alimentos doces deve ser adiada ao máximo, e quando esta ocorrer muito cuidado com a quantidade e frequência da ingestão de açúcares e guloseimas.

/// Deve se tomar cuidado com líquidos adoçados ingeridos com mamadeira, como por exemplo leite, principalmente durante a noite pois a criança pode adormecer sem a limpeza dos dentes.

/// A ida ao dentista pode começar logo cedo, mesmo quando a criança ainda não tem dentes. Uma boa conversa com o profissional pode orientar os pais quanto ao cuidado com a saúde bucal do seu filho, afinal, prevenir é sempre o melhor caminho.

Cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira acontece principalmente devido à falta de higienização correta da boca do bebê após alimentação, seja através do aleitamento materno ou líquidos dados na mamadeira, como sucos, leite ou fórmulas, por exemplo. O indicado é higienizar a boca do bebê após a mamada utilizando uma gaze ou uma fralda de pano molhada em água ou em uma substância indicada pelo odontopediatra, passando na gengiva, língua e céu da boca.

Assista o vídeo!

Chama a criançada e assiste o vídeo abaixo, que ensina a escovação de forma divertida.

Pérola
– Mãe, decidi o que quero ser quando crescer: turista!
Luana, seis anos


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros