Notícias



Alerta da prefeitura

É falso calendário que diz que vacinação para idosos com menos de 85 anos está liberada a partir desta segunda em Porto Alegre

Nove unidades de saúde estão abertas na Capital, além de um drive-thru. Desinformadas em razão de tabela falsa que circula em redes sociais, pessoas abaixo da faixa etária procuraram locais nesta manhã

15/02/2021 - 09h39min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail
Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Camila Kosachenco
Camila Kosachenco
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Na Unidade de Saúde Camaquã, uma pessoa era vacinada na manhã desta segunda-feira

Movimento é bastante tranquilo nos nove postos de saúde de Porto Alegre que estão vacinando os idosos acima de 85 anos contra a covid-19 na manhã desta segunda-feira de Carnaval (15).  Assim como no drive-thru aberto nesta segunda, no hipermercado do Big, na Avenida Sertório.  

Chamou atenção a presença em alguns postos de pessoas com menos de 85 anos que queriam se vacinar porque haviam recebido um calendário falso, indicado como sendo de autoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Por meio de nota, a pasta disse: "A SMS informa que são falsos os calendários de vacinação que estão aparecendo nas redes sociais anunciando vacinação para idosos abaixo de 85 anos. Novas faixas de vacinação só serão confirmadas quando houver anúncio do Ministério da Saúde sobre novos lotes de doses. Por enquanto, a vacinação é só para idosos acima de 85 anos". 

Confira qual o seu lugar na fila da vacina

Foi o caso da Unidade de Saúde Assis Brasil, no bairro Sarandi. Das 8h, quando começou a vacinação, até as 8h20min, nenhum idoso acima de 85 anos compareceu para tomar a vacina, mas três pessoas com menos de 85 anos queriam ser imunizadas porque haviam recebido a tabela falsa. Eles foram orientados a voltar para casa e ligar para o posto em caso de dúvida.

Na Unidade de Saúde Camaquã, na zona sul da Capital, quatro idosos fora da faixa etária compareceram e foram orientados. Apenas uma pessoa acima de 85 anos era vacinada nesta manhã.

O taxista Rodnei da Silva Cerony, 70 anos, foi o primeiro a chegar, por volta das 6h30min. Ele disse que recebeu um calendário que informava que ele poderia se vacinar a partir desta segunda. 

— Estava achando estranho, mas minha filha mandou o calendário. Moro perto, então cheguei cedo, mas descobri que não posso fazer a vacina — lamentou.

Como trabalha dentro da Santa Casa, Cerony aguarda com ansiedade pela sua vez de ser imunizado:

— Corro risco, mas não tive nada. Tem que se cuidar.

Outro que saiu desapontado foi Rider Marques, 81 anos, que chegou perto das 7h30min à Unidade. Sentado no banco em frente ao posto, ele dizia que não se vacinar é desumano.

— Tem que pensar nos outros — justificou. 

Ainda assim, ele foi orientado a retornar quando chegar sua faixa etária de imunização. No local, apenas uma pessoa foi vacinada até as 8h30min.

Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Rider Marques, 81 anos, que recebeu o calendário falso, procurou o posto Camaquã, mas foi orientado a voltar quando a vacinação estiver liberada para sua faixa etária

Já na Unidade São Carlos, na Zona Leste, junto ao terminal Antônio de Carvalho, não havia filas. No centro de Saúde IAPI, na Zona Norte, que registrou grande movimento na semana passada, não havia ninguém aguardando a imunização. 

No estacionamento do Big Sertório, único local com drive-thru da vacinação nesta segunda, o movimento é muito baixo. Onde antes havia filas de carros no estacionamento, somente vagas vazias nesta manhã. O drive seguirá operando até as 17h, vacinando idosos com 85 anos ou mais.

Na primeira hora, cerca de 10 idosos foram vacinados. Um deles, o seu Walter Egon Poisl, cem anos. Ele chegou de táxi acompanhado da cuidadora e falou às enfermeiras que nem doeu.

— A gente escolheu vir hoje pois imaginávamos que o movimento estaria melhor — disse a cuidadora Edi Alice Zugel.

Diferentemente da semana passada, quando fila se formou durante a madrugada, nesta segunda-feira pela manhã ninguém esperava no centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, e também no Santa Marta, no Centro.

A imunização para idosos com mais de 85 anos já alcançou 87% do público-alvo. 

Tiago Bitencourt / Agência RBS
Movimento era tranquilo em posto IAPI, na Zona Norte

Onde se vacinar

 Os idosos com mais de 85 anos que residem em Porto Alegre poderão seguir se vacinando contra a covid-19 na segunda (15) e na terça-feira (16) de Carnaval. De acordo com a prefeitura, além dos postos de saúde selecionados para aplicar a primeira dose, a imunização também ocorre no drive-thru do hipermercado Big, entre 8h e 17h. 

Há, no entanto, uma alteração: um dos 10 postos que integram o circuito de vacinação de idosos na Capital não estará funcionando na segunda e na terça. É a unidade de Saúde Santa Cecília, a única que não é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (a gestão é do Hospital de Clínicas). As demais nove unidades atenderão normalmente nesses dias, entre 8h e 17h.

 O que é preciso levar

Para se vacinar, é necessário que os idosos levem documento de identidade com foto, como RG ou CPF, e comprovante de residência, como conta de água e luz. Somente quem reside na Capital poderá se imunizar. Não haverá distribuição de senhas: o atendimento é por ordem de chegada. Em caso de necessidade, é permitida a presença de um acompanhante.

Veja, abaixo, onde se vacinar na segunda (15) e na terça-feira (16)

Horário: das 8h às 17h

  • Estacionamento do Hipermercado Big: na Avenida Sertório, 6.600;
  • US Camaquã (Rua Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã);
  • US São Carlos (Rua Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia);
  • US IAPI (Rua Três de Abril, 90, bairro Passo da Areia);
  • US Morro Santana (Rua Marieta Mena Barreto, 210, bairro Morro Santana);
  • Clínica de Família Alvaro Difini (Rua Alvaro Diffini, 520, bairro Restinga);
  • US Moab Caldas (Rua Gabriel Fialho Camargo, bairro Santa Tereza);
  • US Assis Brasil (Avenida Assis Brasil, 6.615, bairro Sarandi);
  • US Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27);
  • US Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias