Notícias



Restrição de horário

Fechamento dos estabelecimentos às 20h em Porto Alegre causa surpresa, indignação e mudança de rotina

Decreto estadual prevê o encerramento das atividades mais cedo em função da piora nos indicadores da pandemia de coronavírus no RS

24/02/2021 - 08h55min


Eduardo Paganella
Enviar E-mail

Nem bem o relógio bateu 20h e o movimento foi de fechamento dos estabelecimentos em Porto Alegre. O decreto estadual que prevê o encerramento das atividades nesse horário, em função da piora nos indicadores da pandemia de coronavírus no RS, mexeu com a rotina de clientes na capital gaúcha.

A reportagem de GZH circulou pelo bairro Cidade Baixa e conferiu a movimentação no primeiro dia com o novo horário de fechamento dos estabelecimentos. Em um supermercado na Rua Lima e Silva, o estudante de design gráfico Mateus de Medeiros Carvalho, 23 anos, foi surpreendido com o mercado fechado:

— Normalmente, eu venho nesse horário. Se eu soubesse da medida, teria vindo mais cedo.

No mesmo local, o estudante de engenharia Yuri Lima, 20, chegou pouco depois das 20h. Ele não sabia que os mercados integravam o decreto estadual, e não conseguiu entrar a tempo.

— Eu fiquei sabendo que estava em bandeira preta, mas não sabia que ia fechar às 20h. Vou tentar buscar em outro lugar, mas não sei se vou conseguir — destacou.

Em outro supermercado, na Rua da República, um cartaz grande informava que o estabelecimento fecharia às 20h. Quinze minutos após o horário, o professor Otávio Rodrigues e um amigo foram ao local comprar cerveja, mas encontraram o supermercado com os portões fechados. Ele criticou a medida.

— Pra mim, se os estabelecimentos ficarem abertos mais tempo, seria melhor. Eu acho um absurdo. Eu tinha ideia que estabelecimentos iam fechar 20h, mas não sabia que mercados também fechariam.

Clientes se anteciparam

A medida de fechamento às 20h alterou a dinâmica de clientes que habitualmente vão aos estabelecimentos durante a noite. Por volta das 19h45min, a professora Alessandra Fernandes, 38, saía com um carrinho repleto de compras. Ela afirmou que prefere ir ao supermercado no fim do dia, mas precisou mudar o hábito para fazer as compras mais cedo.

— Eu viria quase antes de fechar, entre 21h e 21h30min. Mas sabia das medidas e optei por fazer as compras antes — disse.

O empresário Alberto Baroni, 56, precaveu-se para ir cedo. Sabendo da determinação estadual, não teve dificuldade para realizar as compras.

— Comprei o que eu preciso para sábado e para domingo. Eu vinha um pouco mais tarde. Mas vou começar a vir mais cedo nesse período — completou.

Por volta das 20h30min, pelo menos sete viaturas da Guarda Municipal circulavam pelo bairro Cidade Baixa. Os agentes acompanharam o fechamento dos estabelecimentos e orientavam comerciantes sobre a situação. Até o momento, não há informações sobre desrespeito à norma na Capital nem dados sobre espaços fiscalizados.

Em decreto publicado na madrugada desta terça-feira (23), o governo frisou que não é permitida a permanência de clientes que ingressaram antes do horário de fechamento nos estabelecimentos — com exceção dos supermercados, onde as pessoas que entraram antes do limite podem terminar suas compras. Portanto, o público já não é mais permitido a partir das 20h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias