Notícias



Pandemia

Guarda Municipal dispersa festa na Zona Sul de Porto Alegre

Corporação atua com 60 agentes para coibir aglomerações durante o feriado de Carnaval na capital gaúcha

15/02/2021 - 15h41min


Ramon Nunes
Ramon Nunes
Enviar E-mail
Giulian Serafim / PMPA/Divulgação

A Guarda Municipal realizou ação neste domingo (14) para dispersar aglomerações em Porto Alegre. De acordo com o chefe da corporação, Marcelo Nascimento, uma festa ao ar livre foi desarticulada no bairro Ipanema, na orla do Guaíba, onde cerca de 100 pessoas estavam presentes.

Giulian Serafim / PMPA/Divulgação
Operação na madrugada de domingo dispersou festas no bairro Cidade Baixa

Desde o início do final de semana de Carnaval, o órgão está atuando para coibir aglomerações. Sessenta agentes estão fazendo as patrulhas e recebendo denúncias. Os servidores estão circulando pela cidade e agem também de forma reativa. As ações seguirão até o final do feriadão.

Na quarta-feira (17), a prefeitura de Porto Alegre divulgará um balanço com os números das operações. De acordo com o comandante da Guarda, já é possível dizer que festas foram dispersadas em todas as regiões da cidade.

– Embora tenhamos observado um movimento de festas neste feriadão, ele está um pouco abaixo do que esperávamos, felizmente. Acreditamos que as pessoas se dirigiram ao Litoral, e o clima não está tão favorável para festas na rua. Porém, dispersamos festas em bares e, após denúncias, em todas as regiões até agora. Quem tiver denúncia séria pode ligar para o número 153 ou para o 156 – diz Nascimento.

Na madrugada de domingo, a Guarda Municipal, com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), dispersou uma festa na orla do Guaíba, no Centro, nas proximidades do Gasômetro. Uma lancha que estava na água atraiu as pessoas para perto com som alto. A ação ocorreu em conjunto com a Brigada Militar. Outras festas foram desfeitas em bares nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Os locais foram fechados.

Em razão da pandemia de coronavírus, aglomerações estão proibidas pelo governo do Estado, mas foram registradas também em outros pontos do RS, como em Santana do Livramento, onde uma partida de futebol reuniu cerca de mil pessoas na torcida e foi encerrada por autoridades na tarde de sábado (13), e em Capão da Canoa, onde centenas de pessoas se concentravam na área central — na cidade, é o terceiro dia consecutivo com registro de aglomeração.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias