Notícias



Bairro Cristal

Incêndio destrói duas casas na zona sul de Porto Alegre

Ocorrência foi registrada em moradias irregulares na Vila dos Quicos, entre a Avenida Icaraí e a Rua Dr. Campos Velho

15/02/2021 - 15h36min

Atualizada em: 15/02/2021 - 15h37min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agência RBS
Grande quantidade de roupas e papelão foi encontrada pelos bombeiros no local

Duas residências foram destruídas em um incêndio na manhã desta segunda-feira (15) na zona sul de Porto Alegre. O local do fogo é conhecido popularmente como Vila dos Quicos, um conglomerado de casas irregulares em vias tão estreitas que nem carros passam, entre a Avenida Icaraí e a Rua Dr. Campos Velho, no Cristal.

De acordo com moradores ouvidos por GZH no local, a primeira casa pegou fogo pouco antes das 8h. As chamas atingiram também a residência dos fundos, que só ficou com o banheiro de pé.

No local do incêndio, havia uma grande quantidade de roupas e papelão. Ninguém estava na casa no momento das chamas. Três cães foram salvos em uma força-tarefa de emergência organizada por moradores. Um gato, no entanto, acabou morrendo.

Um dos primeiros a chegar foi Salatiel Germano, 17 anos. O irmão dele tem dois filhos pequenos e mora próximo à casa incendiada.

— Começou aquele fogo alto, uma fumaceira e estalos. Achei que era na casa do meu irmão e saí correndo — relata o jovem, que ainda ficou para combater o fogo: – Peguei mangueira, balde e tentei ajudar.

A moradora de uma das casas atingidas chegou ao local por volta das 8h50min. Ela contou que pede dinheiro nas sinaleiras e que perdeu tudo o que tinha. A mulher, desesperada, tentava encontrar seus documentos. Encontrou só uma pasta com receituário médico com a metade do papel queimado.

O Corpo de Bombeiros teve de usar o terreno de uma lavagem limítrofe ao local do incêndio para conseguir aproximar a mangueira, já que não foi possível acessar o local pelas vias da vila. Um dos agentes usou uma escada para subir no muro e, de cima, jogar a água.

Lauro Alves / Agência RBS
Bombeiros tiveram dificuldade para chegar ao local

O soldado dos bombeiros Marcio Mullemaister explicou que não foi possível identificar a causa do incêndio. Ele observou, porém, que a explosão ouvida por moradores deve ter sido por causa de um botijão de gás de cozinha.

A Secretaria Municipal de Habitação de Porto Alegre enviou equipes até o local para dar assistência às famílias. A Defesa Civil também irá ao local. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) irá distribuir roupas aos atingidos.

Segundo o secretário municipal de Habitação, André Machado, o casal que teve a casa queimada vai ficar temporariamente na casa de um vizinho. Além disso, ele informou que o Departamento Municipal de Habitação deve construir uma casa de emergência - com um banheiro de alvenaria e o restante de madeira - para as famílias. Depende, no entanto, de viabilização de um terreno, o que ainda está sendo definido.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias