Notícias



Seu Problema é Nosso

Incômodo há mais de um ano: Moradores de Viamão reclamam de esgoto a céu aberto

A comunidade do bairro Santa Cecília já pediu o conserto da galeria danificada para a prefeitura. Sem o escoamento funcionando, as águas do esgoto e da chuva vão em direção às casas

11/02/2021 - 19h28min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Chuva leva sujeira em direção às casas.

Desde 2019, os moradores da Rua Caxias do Sul, em Viamão, enfrentam com problemas na rede de esgoto que está entupida. A comunidade do bairro Santa Cecília já pediu o conserto da galeria danificada para a prefeitura. Segundo um dos moradores da região, o técnico de informática Luís Henrique Machado, 37 anos, em dias chuvosos, a situação piora. Sem o escoamento funcionando, as águas do esgoto e da chuva vão em direção às casas. 

Leia Mais
Aposentada com Parkinson volta a receber recurso para compra de medicamento
Aposentada de Eldorado do Sul sofre a espera por cirurgias
Rua sem asfalto gera incômodos a moradores de Viamão

- A chuva faz muitos estragos na rua, ainda mais com tudo entupido. Pelo menos, ela leva a sujeira de esgoto que fica na via. Tem vezes que não consigo nem sair da minha garagem por causa do acúmulo - comenta Luís.

Apesar da situação ter sido relatada ao poder municipal três vezes, Luís conta que a Secretaria de Obras não deu retorno sobre o problema. A demora para o atendimento à comunidade quanto ao conserto do esgoto, segundo ele, é por conta de um calçamento comunitário que ainda será realizado. Apesar da vistoria realizada pelo órgão, a equipe informou que não realizaria o reparo do encanamento devido a essa previsão de obra.

- Os funcionários da Secretaria de Obras vieram aqui em 2019 e, de acordo com a análise que realizaram na rua, disseram que seria necessária a troca dos canos. Porém, como a rua está contemplada por um calçamento comunitário, eles não farão o serviço - relata.

Estragos

A situação da Rua Caxias do Sul já foi relatada na seção Pede-se Providência, na edição de 30 de outubro do ano passado e na de 13 de janeiro. Em maio de 2013, esgoto a céu aberto também era o problema mostrado pela reportagem.

Segundo o morador, mesmo com o pagamento em dia dos impostos em dia, o órgão municipal não apresentou uma solução.

- A prefeitura não tomou, até agora, uma medida quanto ao conserto do esgoto, da troca dos canos e do calçamento do local. Por ter um caimento (na rua), quando chove, a água acumula com a do esgoto e desce para as casas dos vizinhos que moram na parte mais baixa - explica.

Desentupir o bueiro por conta própria foi a única solução encontrada por Luís. Para amenizar o cheiro e o vazamento de esgoto nas casas, o morador, sem saída, entrou em ação para abrandar o problema. 

Sem previsões de obras 

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) informou que foi ao local e constatou que a Rua Caxias do Sul apresenta, de fato, problemas no esgoto e no calçamento da rua. A pasta afirmou que a via está no cronograma de obras da Secretaria com "o trabalho na rede de esgotamento pluvial e patrolamento".

O órgão, entretanto, não deu uma previsão para o início das obras, pois, "o município está atendendo a outras demandas urgentes reprimidas e decorrentes dos últimos temporais". A atual gestão da Smosp destacou que "buscará saber qual o motivo do não atendimento anterior", mas não disse quando.

Produção: Vitória Fagundes



MAIS SOBRE

Últimas Notícias