Notícias



Piquetchê do DG

MTG realiza ações para celebrar 70 anos dos rodeios

Em 2021, entidade celebra sete décadas do primeiro rodeio, ocorrido em Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra.

01/02/2021 - 16h51min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Para comemorar os 70 anos de uma das atividades mais tradicionais da cultura do Rio Grande do Sul, o rodeio, o Movimento Tradicionalista Gaúcho vem promovendo uma série de ações. Na semana passada, conforme o vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira, uma live, transmitida nas redes sociais do MTG, resgatou a história dos rodeios, que começaram em 1951, em Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra. Neste sábado, em parceria com o canal Sinuelo do Rodeio, a entidade transmitiu o 1º duelo do CTG Pioneiros do Laco, direto do Parque de Rodeios Alfredo José dos Santos, em Esmeralda.

Porthus Junior / Agencia RBS
Atualmente, eventos estão adaptados aos novos tempos

No evento, era esperada a participação de das figuras históricas quando assunto é rodeio:  seu Virgílio Bernardino de Lemos, que há 70 anos ajudou a organizar o primeiro torneio de laço, hoje uma tradição arraigada no Rio Grande do Sul. Porém, devido à pandemia de coronavírus, ele não pode comparecer ao evento. Mesmo assim, lembrou com saudades do evento pioneiro que ajudou a organizar, nos anos 50.  

- Minha sensação de ter participado de tudo isso é de muito orgulho. Na época, não se tinha noção da grandiosidade que tudo isso iria se tornar - relembra seu Virgílio, em entrevista via WhatsApp.

Saudades

Dos primórdios dos rodeios, seu Virgílio tem saudades das com conversas com amigos na selaria do Carlon, em Esmeralda, onde tudo começou e de laçar em aberto, pois não existiam canchas. Hoje, seu Virgílio observa que com a evolução dos eventos, que ficaram grandiosos, a estrutura dos rodeios mudaram muito.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Evolução com respeito às origens

- É uma evolução muito grande comparado com aquela época, que as coisas eram todas muito simples. Hoje, com essa modernização, tudo mudou bastante. Mas torço para que não se percam as origens - finaliza.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias