Notícias



Escolas municipais

Secretaria de Educação de Porto Alegre anuncia aulas presenciais a partir da próxima quarta-feira

Decisão vale para a Educação Infantil e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e mais detalhes serão divulgados nesta terça-feira

23/02/2021 - 08h59min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre definiu que as aulas da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais da Capital serão retomadas de forma presencial na próxima quarta-feira (24). Os detalhes sobre o retorno serão divulgados nesta terça-feira (23).

Na tarde desta segunda (22), em razão do aumento nos números do coronavírus no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite fez uma transmissão ao vivo informando que o mapa do distanciamento controlado manteve-se com 11 regiões em bandeira preta. Porém, as atividades presenciais nas escolas foram liberadas para regiões em bandeira preta na Educação Infantil e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Até as 20h desta segunda, a secretária de Educação de Porto Alegre, Janaina Audino, seguia em reunião definindo quais serão as orientações sobre o recomeço das aulas presenciais. Inicialmente previstas para serem retomadas na segunda, elas acabaram canceladas na noite de sexta-feira passada (19), logo depois da divulgação das regiões em bandeira preta no Estado, que inclui a área de Porto Alegre. Janaina chegou a divulgar uma nota informando a suspensão do retorno das aulas na Capital, sem data para recomeçar de forma online ou presencial. Quase no mesmo horário, o prefeito Sebastião Melo também anunciou a mesma medida em transmissão ao vivo.

Com as novas orientações do Estado, a prefeitura da Capital decidiu também anunciar o retorno das aulas presenciais.

Escolas privadas

O presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), Bruno Eizerik, afirmou, por meio de nota, que a flexibilização será importante para as crianças voltarem ao convívio escolar e para as famílias deixarem seus filhos em um ambiente seguro. "Nossas escolas estão preparadas para receber os estudantes, cumprindo rigorosamente todos os protocolos sanitários", destaca o dirigente, no texto. Eizerik diz ainda que é preciso avançar com a liberação dos demais níveis de ensino.

O Sinepe ressalta que abertura das escolas depende de não haver proibição por parte do município, seja em cidades com bandeira preta ou vermelha. 

Pelo menos duas escolas privadas da Capital, o Colégio Santa Doroteia e o Colégio Farroupilha, confirmaram o retorno das atividades presenciais já nesta terça. No Doroteia, que havia recomeçado de forma online nesta segunda, as primeiras turmas serão recepcionadas a partir das 7h30min. No Farroupilha, a Educação Infantil inicia presencialmente na terça, e os anos iniciais, na quarta (24).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias