Notícias



Pandemia

Exército entrega estrutura de hospital de campanha em Porto Alegre; local deve receber pacientes a partir da próxima semana

Lugar abriga 20 novos leitos para atendimento a pessoas com covid-19 e fica no pátio do Hospital da Restinga, na zona sul de Porto Alegre

14/03/2021 - 13h22min


Bruna Viesseri
Enviar E-mail
André Ávila / Grupo RBS
Estrutura foi entregue neste sábado

O Exército entrega, na tarde deste sábado (13), a estrutura do hospital de campanha erguido no pátio do Hospital da Restinga, na zona sul de Porto Alegre. O local abriga 20 novos leitos, destinados a pacientes com coronavírus. A entrega ocorre após uma vistoria no local, que começou às 17h15min e conta com a presença do comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.

A estrutura é composta por três barracas, com um total de 144 metros quadrados. Além de ter feito a montagem do local, o Exército irá disponibilizar oito respiradores, 20 camas, 20 monitores e sistema de ar condicionado. A prefeitura da cidade entrará com os profissionais de saúde do Hospital da Restinga, que atenderão a população.

André Ávila / Grupo RBS
Local abriga 20 novos leitos, destinados a pacientes com coronavírus

De acordo com o hospital, a expectativa é que o local passe a receber pacientes entre a próxima terça (16) e a quarta-feira (17). Os últimos ajustes ainda são feitos, como a contratação de profissionais de saúde.

Conforme o diretor-geral da entidade, Paulo Scolari, o hospital conta atualmente com 111 leitos (20 de UTI e 91 de internação), todos ocupados neste sábado. Todos os 41 respiradores do local também estão em uso.

— A abertura desses novos leitos vai nos ajudar porque conseguiremos atender melhor os pacientes que estão aguardando na emergência, que está improvisada, com muitas pessoas em cadeiras ou macas. Elas serão melhor alocadas e também receberão o atendimento que precisam, com oxigênio e medicações — avalia o diretor-geral.

No entanto, ele destaca que a procura por atendimento está tão elevada que acredita que, em poucos dias, a situação estará no limite novamente. Conforme Scolari, se receber mais respiradores, a entidade conseguirá ampliar o número de leitos no hospital de campanha.

As estruturas para montagem do local começaram a chegar na madrugada de sexta-feira (12) ao Estado. O material, vindo de Manaus, foi trazido em aviões da Força Aérea Brasileira.

A criação do hospital partiu de uma operação conjunta entre prefeitura, governo do Estado e Exército, após um pedido informal feito na terça-feira (9) pelo governador Eduardo Leite ao Comando Militar do Sul e uma solicitação oficial na quarta-feira (10).

André Ávila / Grupo RBS
Criação do hospital partiu de uma operação conjunta entre prefeitura, governo do Estado e Exército



MAIS SOBRE

Últimas Notícias