Notícias



Imunizante russo

Ministério da Saúde anuncia compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V

Devem ser entregues ao país 400 mil unidades do produto até abril deste ano

12/03/2021 - 20h59min


Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pelo instituto russo Gamaleya em parceria com a farmacêutica brasileira União Química. O imunizante ainda não tem autorização para uso emergencial no Brasil.

O contrato foi assinado e as doses deverão ser disponibilizadas no primeiro semestre. Devem ser entregues 400 mil doses até abril, 2 milhões até maio e 7,6 milhões em junho. Antes mesmo desse anúncio, a União Química já sinalizava para a entrega desses lotes.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A vacina deve ser produzida em plantas em São Paulo e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda está em análise a celebração de um outro acordo comercial de aquisição de imunizantes.


A Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra a covid-19 em suas manifestações sintomáticas, de acordo com uma análise dos testes clínicos publicada no início de fevereiro pela revista médica The Lancet e validada por especialistas independentes.

Leia também
Pessoas com sintomas de covid-19 podem fazer teste gratuito em drive-thru em Porto Alegre
Ainda é preciso higienizar compras e superfícies para evitar o coronavírus?


Os resultados preliminares consideram que a vacina, administrada em duas doses, "mostrou uma grande eficácia" e foi bem tolerada pelos voluntários com mais de 18 anos que participaram na última etapa dos testes clínicos, indicou Inna Dolzhikova, pesquisadora do Centro Nacional Gamaleya da Rússia e coautora do estudo.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias