Notícias



Imunizante contra covid-19

Novo lote de vacinas começa a ser distribuído no RS: saiba quantas doses cada município vai receber

Remessa com 322 mil unidades chegou no sábado (20) ao Estado

23/03/2021 - 09h10min


Letícia Paludo
Letícia Paludo
Enviar E-mail
ITAMAR AGUIAR / Palácio Piratini/ Divulgação

O lote de 322 mil doses de vacinas contra a covid-19 que chegou ao RS na manhã de sábado (20) começou a ser distribuído aos municípios gaúchos na tarde desta segunda-feira (22). A logística de entregas do governo do Estado projeta que todas as 18 Coordenadorias de Saúde do RS estarão com as unidades a que têm direito até o final da terça-feira (23). A partir daí, os órgãos regionais se encarregam da distribuição aos municípios.

A remessa atual se destina à aplicação da primeira dose para idosos, quilombolas e profissionais da saúde. São 285,8 mil ampolas de CoronaVac e 36,2 mil da AstraZeneca/Oxford. O maior percentual foi destinado a Porto Alegre, que contou com o reforço de 44,7 mil doses e ampliará a vacinação para pessoas com 72 anos a partir de quarta-feira (24). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estuda ainda a ampliação da campanha para pessoas com 68 anos ou mais e deve publicar novo calendário ao longo da semana.  

O montante de 11.270 doses será entregue à prefeitura de Caxias do Sul, na serra gaúcha, o segundo município que mais receberá vacinas dessa remessa. Na sequência vem Pelotas, que aumentará seus estoques com 10.945 novas ampolas e Canoas, com 8.195. Santa Maria receberá 7.585 doses e Gravataí, 6.610 (confira no mapa abaixo o número de doses destinadas a cada município).

Para o médico Luciano Goldani, professor de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do RS (UFRGS) e infectologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a chegada de imunizantes ainda está em ritmo aquém do necessário para controlar a pandemia

— É uma pena que não tenhamos vacinas chegando em quantidades maiores, pois, via SUS, temos experiência e capacidade para vacinar as pessoas muito rápido. Aumentando o número de imunizados, teríamos certamente um grande decréscimo nas internações, como já ocorre no Reino Unido e em Israel, por exemplo. Com mais doses, poderíamos controlar essa doença de forma mais efetiva do que estamos fazendo agora, que é pelo distanciamento — afirma Goldani. 

ITAMAR AGUIAR / Palácio Piratini/ Divulgação
Doses chegaram ao RS no último sábado (20)

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a maior parte da distribuição está ocorrendo por via terrestre, mas um helicóptero da Polícia Civil e um da Brigada Militar têm voos previstos para a manhã de terça-feira para auxiliar nas entregas. O destino das aeronaves são as Coordenadorias de Saúde localizadas em Santa Maria, Caxias do Sul e Alegrete.

Desde esta tarde, estão disponíveis para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, as cargas para as Coordenadorias de Saúde de Pelotas, Bagé, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Osório e para a SMS de Porto Alegre. Também sairiam nesta segunda, da Capital, os veículos com destino às Coordenadorias de Saúde de Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí. 

Já as partidas na terça-feira de manhã serão rumo a Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim e Palmeira das Missões. Na terça à tarde, prefeituras de municípios próximos da Capital poderão buscar as suas doses na Ceadi. São eles: Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias