Notícias



Exames RT-PCR

Pessoas com sintomas de covid-19 podem fazer teste gratuito em drive-thru em Porto Alegre

Espaço foi instalado no estacionamento da UFCSPA, no Centro. No local, são atendidas apenas pessoas encaminhadas pelo SUS

11/03/2021 - 11h47min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
No local, são atendidas apenas pessoas encaminhadas pelo SUS
  • O drive-thru funciona no estacionamento da UFCSPA, com acesso pela Rua Sarmento Leite, 245, no Centro Histórico
  • Podem buscar atendimento pessoas com sintomas de covid-19 indicadas pelo SUS. O voucher para solicitação deve ser obtido em uma unidade de saúde
  • Testagens ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Pacientes com sintomas de covid-19, e que tenham indicação para coleta do exame que atesta a doença, contam a partir desta quinta-feira (11) com a oferta de testes gratuitos em drive-thru, sem necessidade de descer dos automóveis. Instalado no estacionamento da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o sistema realizou os primeiros atendimentos por volta das 8h30min.

No local, são atendidas apenas pessoas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), indicadas por instituições públicas. O movimento foi tranquilo na primeira hora de funcionamento, sem filas no pátio ou nas vias próximas.

A primeira paciente foi a analista financeira Roberta Krul, 43 anos. Com dificuldade de respirar, dores no peito e nas costas, ela chegou ao drive-thru por sugestão da enfermeira que a atendeu na unidade básica de saúde localizada no Morro Santana, na zona leste da Capital.

— Eles me deram uma lista de locais onde poderia fazer o exame, e escolhi aqui por não precisar descer (do carro), nem ficar em um hospital — explicou.

O acesso ao drive-thru é pelo portão da UFCSPA localizado na Rua Sarmento Leite, 245, próximo à saída do Túnel da Conceição, no Centro. Lá, os veículos percorrem um pequeno corredor demarcado por faixas, e as equipes médicas realizam a conferência dos documentos.

O bancário Gulliver Maffei Machado, 47 anos, apresentou o código QR para atendimento da janela do carro. O voucher foi emitido pelo posto de saúde do bairro Glória, onde ele recebeu a indicação. O código é validado pelos atendentes e, em menos de cinco minutos, o servidor já havia coletado a secreção nasal para o teste PT-PCR.

— Uma maravilha. Para quem está nessa condição, é melhor não precisar ir a uma emergência. Aqui tem muito mais segurança — elogiou.

As testagens ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Cerca de 40 voluntários da UFCSPA e da Santa Casa de Misericórdia atuam na ação — eles se dividem em duas equipes, para evitar a exposição constante.

— O apoio é para desafogar os hospitais e retirar as pessoas de circulação nesses locais. Mais uma forma de combater a pandemia — afirmou Alessandra Dahmer, pró-reitora de planejamento da UFCSPA.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Espaço funciona no estacionamento da UFCSPA

Fernando Ritter, diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, defende o drive-thru como uma medida para evitar aglomerações. O trabalho voluntário de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina da UFCSPA, além de mão de obra gratuita e de outras universidades, possibilita a realocação de profissionais do município.

— Dessa forma podemos redistribuí-los, para dar conta da demanda — disse.

A análise do material será feita pela rede conveniada de laboratórios da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que passará diariamente na área de coleta para buscar os exames e encaminhá-los a esses locais.

A ação também recebeu apoio do Exército, na montagem da barraca de testes, e da empresa Termolar, que doou caixas térmicas para alocação dos materiais.

Seguindo normas do Conselho Regional de Medicina, a obtenção do voucher que possibilita o teste passará a ser oferecido também via teleatendimento. O sistema já funciona para a retirada de dúvidas no site, mas ainda não emite o código QR para finalidade de testes. Isso deve acontecer nos próximos dias, segundo a prefeitura.

O teleatendimento é realizado por médicos do hospital e da universidade, que tiram dúvidas em relação aos sintomas e às condutas adequadas referentes ao coronavírus.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias