Notícias



Seu Problema é Nosso

Após seis anos, asfalto na Rua São Domingos é finalizado

 Os problemas da rua, no bairro Bom Jesus, que apresentava buracos, desníveis e dificuldades no deslocamento de moradores e veículos, foram resolvidos 

23/04/2021 - 15h44min

Atualizada em: 23/04/2021 - 15h48min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Rua São Domingos no bairro Bom Jesus é pavimentada

O desfecho do pedido por reparos na Rua São Domingos pelos moradores da via ocorreu após seis anos de espera. Os problemas da via, no bairro Bom Jesus, na Capital, que apresentava buracos, desníveis e dificuldades no deslocamento de moradores e veículos, foram resolvidos. 

Leia Mais
Projeto em Esteio distribui cartões alimentação para 55 famílias
No dia do índio a luta atual é pelo sustento: comunidades indígenas criam redes de apoio em meio à pandemia
De buracos nas ruas a projetos sociais, "Seu Problema É Nosso" dá voz às questões dos leitores

Em janeiro, o Diário Gaúcho mostrou a situação no local. Um mês depois, o serviço de asfaltamento foi realizado pela prefeitura. O porteiro Mauro Fernando Gauterio Braga, 58 anos, morador da rua, relata que foram realizadas as obras cloacal e de pavimentação. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Antes da obra, a rua estava com diversos buracos

– Foram em torno de 30 dias de trabalho. Os moradores acharam ótimo – elogia. 

Esgoto 

Uma das preocupações dos moradores era com o esgoto. Segundo Mauro, em dias de chuva, o bueiro transbordava levando sujeira às casas dos vizinhos. Ele informou que a prefeitura fez o conserto e que não há mais entupimento. Além disso, foi colocada uma tampa de vedação cloacal. 

A situação da rua dificultava o acesso de veículos, por conta dos buracos causados pelas chuvas. Com a nova pavimentação, a passagem foi facilitada. 

– Moram aqui muitas pessoas idosas. Uma delas é minha mãe, que anda de cadeira de rodas. Agora, com o asfalto, facilitou demais. Inclusive, essa semana passou na rua até uma ambulância com tranquilidade – acrescenta. 

O sentimento de alívio, agora, predomina em Mauro. O morador ressalta que todo o esforço de lutar pelo local pavimentado valeu a pena para todos os moradores:

 – Meu sentimento é de muita alegria. Falta ainda resolver alguns problemas com o esgoto, mas, do jeito que estava, era impossível trafegar (na via). 

SMSUrb realizou ação integrada 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou que as obras de pavimentação e de esgoto foram feitas em fevereiro na Rua São Domingos. A pasta informou que houve uma “ação integrada entre Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Departamento Geral de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) para manutenção e reconstrução das redes de esgoto pluvial e cloacal e de conservação permanente do pavimento”. 

Quanto à tampa do esgoto, mencionada por Mauro, a Secretaria informou que reparou- a em 14 de abril, após ter sido “ danificada devido a manobras de veículos”.

Produção: Vitória Fagundes



MAIS SOBRE

Últimas Notícias