Cris Silva: "Comer por dois?" - Notícias

Versão mobile

 
 

Lá em Casa30/04/2021 | 11h35Atualizada em 30/04/2021 | 11h35

Cris Silva: "Comer por dois?"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

Cris Silva: "Comer por dois?" Agência RBS/Agência RBS
Cris Silva Foto: Agência RBS / Agência RBS

Essa frase é clássica, né? Eu, quando estava grávida, ouvi muitas vezes de amigas, familiares e até mesmo em comentários, a cada post que eu fazia na minha rede social, alguém comentar desta forma. 

O problema é que não funciona assim. Na gravidez, a gente come para estar bem nutrida e permitir que o bebê se desenvolva de modo saudável. E comer bem não é nem nunca vai ser comer muito. 

lá em casa, coluna, cris silva, gravidez<!-- NICAID(14769521) -->
Gravidinha do TeteuFoto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Mas confesso que cometi muitos erros. Iniciei a gravidez super bem, inclusive fiz dieta e preparação para engravidar com a saúde em dia. No primeiro trimestre, fui bem obediente. Já quando entrou o sexto mês, comecei a sentir uma ansiedade e uma vontade de comer doces que fez a balança disparar. Resumindo: engravidei com 64 quilos e, no dia da cesárea, estava com 84 quilos. 

Mas a gente também sabe que toda gestação pode trazer ansiedade, uma gangorra hormonal e outras coisas que podem refletir no ganho de peso. Então, para quem vive este momento, ou pensa em engravidar, preste atenção nas dicas da fisioterapeuta expert em emagrecimento Edivana Poltronieri:

– Engordar muito durante a gravidez merece atenção, especialmente se a futura mamãe for considerada com sobrepeso ou obesidade ao engravidar. Isso porque mulheres nesse perfil apresentam mais riscos de desenvolverem problemas de saúde, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (o aumento da pressão arterial).

Não faça dieta, faça boas escolhas

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/09/2017 - Vida saudável, comida saudavel, saúde. (Foto:  Chinnapong / stock.adobe.com)Fonte: 196362456<!-- NICAID(14329106) -->
Vegetais e atividade físicaFoto: Chinnapong / stock.adobe.com

Algumas mulheres já estão acima do peso quando engravidam, outras engordam muito rapidamente na gravidez. Independentemente da condição, as grávidas não devem fazer dieta ou tentar perder peso durante a gravidez. É melhor se concentrar em comer alimentos com grande impacto nutricional e que promovam mais saciedade, além de se manter ativa.

Atenção nos lanches

Uma alimentação variada será determinante para a mamãe conseguir os nutrientes necessários sem ganhar muito peso. Que tal trocar os lanches da manhã e da tarde, muitas vezes com bolachas pobres em vitaminas, por exemplo, por aqueles que incluam proteínas, fibras e alguma gordura saudável?
Os carboidratos naturais, como a batata-doce, também são ótimos aliados. Outros exemplos incluem uma banana ou maçã com pasta de amendoim, ovo mexido com espinafre, iogurte natural com nozes e castanhas. O ideal é fazer refeições pequenas e frequentes, porém ricas em vitaminas.

Fuja dos vilões

A melhor maneira de evitar alimentos não saudáveis, como batatas fritas, sorvete e bolachas recheadas, é não ter esses alimentos em casa. E, se for comer fora, prefira locais que oferecem saladas, sopas e vegetais.
Quando o desejo bater forte à porta, a especialista recomenda:
– É totalmente normal sentir vontade de alguma guloseima na gestação, mas o segredo está em conseguir manter o controle. Você pode até satisfazer seus desejos, mas é importante garantir que está obtendo todas as vitaminas que você e o bebê precisam.

Beba bastante (água)

Woman in a tracksuit drinking a glass of waterPORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 31/01/2019- Mulher segurando um copo água. (Foto: marina_li_1 / stock.adobe.com)Fonte: 252690955<!-- NICAID(14288679) -->
Mantenha-se hidratadaFoto: marina_li_1 / stock.adobe.com

Beber água tem um benefício adicional à futura mamãe. Além da hidratação, a água ajuda a mantê-la satisfeita entre as refeições. Mantenha uma garrafa por perto o tempo todo para aumentar a ingestão. É importante monitorar a cor da urina. Amarelo escuro é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos. O ideal é beber água ao longo do dia para manter a cor da urina amarelo claro, sinal de uma hidratação adequada.

Movimente-se

Conceito da gravidez e da aptidão física: Mulher grávida com esteira de Yoga no Fitness StudioFonte: 226491553<!-- NICAID(14325216) -->
Sedentarismo, nem pensar!Foto: moofushi / stock.adobe.com

Há muitos exercícios seguros durante a gravidez. A gravidinha pode até pedir ao parceiro, à família ou aos amigos para fazer algumas atividades com ela. Isso pode tornar o processo mais leve e divertido. Algumas atividades incluem caminhadas, natação, dança, yoga e passear no parque.

Pérola
O tio perguntou:
– Onde vai tão bonita, Maria Clara?
– Vou ali ser eu!
Maria Clara, quatro anos


 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros