Notícias



Lá em Casa

Cris Silva: "Comer por dois?"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

30/04/2021 - 11h35min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Essa frase é clássica, né? Eu, quando estava grávida, ouvi muitas vezes de amigas, familiares e até mesmo em comentários, a cada post que eu fazia na minha rede social, alguém comentar desta forma. 

O problema é que não funciona assim. Na gravidez, a gente come para estar bem nutrida e permitir que o bebê se desenvolva de modo saudável. E comer bem não é nem nunca vai ser comer muito. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Gravidinha do Teteu

Mas confesso que cometi muitos erros. Iniciei a gravidez super bem, inclusive fiz dieta e preparação para engravidar com a saúde em dia. No primeiro trimestre, fui bem obediente. Já quando entrou o sexto mês, comecei a sentir uma ansiedade e uma vontade de comer doces que fez a balança disparar. Resumindo: engravidei com 64 quilos e, no dia da cesárea, estava com 84 quilos. 

Mas a gente também sabe que toda gestação pode trazer ansiedade, uma gangorra hormonal e outras coisas que podem refletir no ganho de peso. Então, para quem vive este momento, ou pensa em engravidar, preste atenção nas dicas da fisioterapeuta expert em emagrecimento Edivana Poltronieri:

– Engordar muito durante a gravidez merece atenção, especialmente se a futura mamãe for considerada com sobrepeso ou obesidade ao engravidar. Isso porque mulheres nesse perfil apresentam mais riscos de desenvolverem problemas de saúde, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (o aumento da pressão arterial).

Não faça dieta, faça boas escolhas

Chinnapong / stock.adobe.com
Vegetais e atividade física

Algumas mulheres já estão acima do peso quando engravidam, outras engordam muito rapidamente na gravidez. Independentemente da condição, as grávidas não devem fazer dieta ou tentar perder peso durante a gravidez. É melhor se concentrar em comer alimentos com grande impacto nutricional e que promovam mais saciedade, além de se manter ativa.

Atenção nos lanches

Uma alimentação variada será determinante para a mamãe conseguir os nutrientes necessários sem ganhar muito peso. Que tal trocar os lanches da manhã e da tarde, muitas vezes com bolachas pobres em vitaminas, por exemplo, por aqueles que incluam proteínas, fibras e alguma gordura saudável?
Os carboidratos naturais, como a batata-doce, também são ótimos aliados. Outros exemplos incluem uma banana ou maçã com pasta de amendoim, ovo mexido com espinafre, iogurte natural com nozes e castanhas. O ideal é fazer refeições pequenas e frequentes, porém ricas em vitaminas.

Fuja dos vilões

A melhor maneira de evitar alimentos não saudáveis, como batatas fritas, sorvete e bolachas recheadas, é não ter esses alimentos em casa. E, se for comer fora, prefira locais que oferecem saladas, sopas e vegetais.
Quando o desejo bater forte à porta, a especialista recomenda:
– É totalmente normal sentir vontade de alguma guloseima na gestação, mas o segredo está em conseguir manter o controle. Você pode até satisfazer seus desejos, mas é importante garantir que está obtendo todas as vitaminas que você e o bebê precisam.

Beba bastante (água)

marina_li_1 / stock.adobe.com
Mantenha-se hidratada

Beber água tem um benefício adicional à futura mamãe. Além da hidratação, a água ajuda a mantê-la satisfeita entre as refeições. Mantenha uma garrafa por perto o tempo todo para aumentar a ingestão. É importante monitorar a cor da urina. Amarelo escuro é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos. O ideal é beber água ao longo do dia para manter a cor da urina amarelo claro, sinal de uma hidratação adequada.

Movimente-se

moofushi / stock.adobe.com
Sedentarismo, nem pensar!

Há muitos exercícios seguros durante a gravidez. A gravidinha pode até pedir ao parceiro, à família ou aos amigos para fazer algumas atividades com ela. Isso pode tornar o processo mais leve e divertido. Algumas atividades incluem caminhadas, natação, dança, yoga e passear no parque.

Pérola
O tio perguntou:
– Onde vai tão bonita, Maria Clara?
– Vou ali ser eu!
Maria Clara, quatro anos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias