Notícias



Porto Alegre

Família busca ajuda para menina Heloíse, hospitalizada desde novembro

Após diversos problemas de saúde, a menina precisou ser entubada e agora aguarda a volta para casa

07/04/2021 - 11h41min

Atualizada em: 07/04/2021 - 12h34min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Com um mês de vida, Heloíse aspirou leite durante a amamentação e precisou ir para a emergência.

A pequena Heloíse de Freitas Trindade tem apenas cinco meses. Com complicações já no parto, desde seu nascimento ela enfrenta sérios problemas de saúde. Hospitalizada desde novembro passado, a menina precisou de uma traqueostomia para respirar e aguarda o momento de poder voltar para casa, no bairro Belém Velho, na Capital. Para isso, a família vai precisar de solidariedade.

Thamires Martins Freitas, 23 anos, mãe de Heloíse, explica que a filha nasceu enrolada no cordão umbilical. Apenas quatro dias após o parto de risco, a criança recebeu alta. Um mês depois de sua ida para casa, Helô, como é chamada pela família, aspirou leite durante a amamentação e precisou ser levada às pressas à emergência:

– Eu levei-a morta para o hospital. (A equipe médica) ficou oito minutos reanimando, e depois disso veio uma coisa atrás da outra.  

LEIA MAIS
Com 16 anos de atuação no Estado, ONG de apoio a pessoas com câncer precisa de doações
Paciente com esclerose múltipla está sem tratamento há três meses, em Canoas
ONG produz filmes com crianças de projeto social do Morro da Cruz

Durante o incidente, o nível de oxigênio no cérebro de Heloíse baixou, o que a deixou com a saúde ainda mais fragilizada. De volta ao hospital, passou por uma série de exames, onde identificaram que possui uma anomalia respiratória chamada laringomalácia. 

A malácia é uma má formação da cartilagem que sustenta a laringe e causa dificuldades na respiração por fechar as vias aéreas, a região onde passa o ar que vai para os pulmões. Além do problema respiratório, essa anomalia pode prejudicar a alimentação dos bebês, fazendo com que aspirem o leite para o sistema respiratório. Foi justamente o que aconteceu com Helô. 

Respirador 

Outro problema que a criança sofreu ocorreu enquanto realizava os exames que identificaram a malácia. É que, durante o procedimento, a temperatura de seu corpo baixou, e ela entrou em estado de hipotermia (quando o nível de calor do corpo humano fica abaixo de 35°C). Isso prejudicou ainda mais seu sistema respiratório, o que a fez ser entubada, por meio de traqueostomia. 

– Ela não consegue mais sair do respirador, depende dele, e tem problemas neurológicos causados pela falta de oxigênio que teve no cérebro – diz Thamires. 

Heloíse já pode voltar para casa, porém, a família precisa garantir as condições para a continuidade de seus cuidados. Ela seguirá dependendo do respirador, e a preocupação no momento é com os altos custos gerados pelo equipamento.  

Vaquinha online

Thamires tem passado seus dias no hospital com a filha, por isso, está sem emprego, e o marido é autônomo – trabalha como auxiliar de obras. Atualmente, moram de aluguel e buscam ajuda para receber a filha em casa.  

O casal ganhará do Estado o respirador que Helô terá que usar por tempo indeterminado. A previsão é de que o equipamento chegue ainda nesta semana. Após ser entregue, Heloise ficará por mais uma semana no hospital para se adaptar ao novo equipamento. Mas o contentamento de poder levar a filha para casa em breve é acompanhado da preocupação de arcar com o alto gasto de eletricidade que o aparelho consome. 

Thamires conta que, a partir de conversas com mães de crianças que se encontram na mesma situação de Helô, estima que terão um gasto mensal com eletricidade entre 

R$ 400 e R$ 800. Por isso, o casal lançou uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar um valor que permita a eles terem uma reserva para arcar com as despesas dos próximos meses. Com o dinheiro que já receberam no financiamento coletivo, conseguiram pagar adiantado alguns meses de aluguel, mas seguem preocupados.

Para ajudar Heloíse 

/// Acesse o link vaka.me/1788567 ou entre em contato pelo telefone (51) 98045-7467.

Produção: Émerson Santos

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias